Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas » Humor

Cantiga popular incentiva crianças a maus tratos a animais

Há uma cantiga popular que deveria ser banida para sempre das brincadeiras infantis. «Atirei o Pau ao Gato», sádica e estimulante de crueldade contra os animais (em especial os gatos), desde o título até à última interjeição de dor do animal agredido: "MIAUUUU!!!...".

E a dona Chica-ca? Francamente-te, dona Chica. A senhora é um péssimo exemplo. Admirou-se do berro, do berro que o gato deu? Deveria, sim, ficar indignada contra a agressão covarde a um bicho indefeso, infinitamente menor que o seu agressor. Queria vê-lo sozinho ir a uma floresta atirar um pau a um tigre, primo do gato.

Aliás, esta canção que ensina as crianças a serem agressivas contra os animais é do tempo da avó cachucha. Os teus bisavós, quando ainda crianças, devem ter brincado cantarolando esta fina flor do mal. É possível que a cantiga tenha tido origem nos tempos da inquisição, quando as acusadas de bruxaria e os seus gatos eram queimadas vivas.

Que as crianças cantem esta cantiga ensinada pelos pais e professores, a gente entende. Elas não têm culpa de receber ensinamentos de crueldade contra os gatos em forma de música. O que não dá para compreender é que pais e professores continuem a passar para os filhos e alunos esta técnica de tortura medieval.

Repara que num trecho da música, logo depois de atirado o pau ao pacifico felinus, diz: "Mas o gato, tô-tô, não morreu, eu-eu". Parece um lamento à sobrevivência heroica do bicho depois da agressão. Ou seja: a intenção era mesmo matar!




(adaptação livre)

- Mastah (Paulo Azevedo) [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 14:06

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» irinaina ( Irina Nunes) » [ Europe/Lisbon ] 2009/04/14 01:58
Faltou o eheheh wink.gif

» irinaina ( Irina Nunes) » [ Europe/Lisbon ] 2009/04/14 01:57
Engraçado que me lembrei desta música ontem, se calhar por ser Domingo de Páscoa (retornar à infância!!), e realmente pareceu-me bastante sádica!! O estranho é que nunca tinha pensado nisto assim!! Mas também uma música que termina em "pulga maldi-taa! batata fri-taa!" não tem qualquer credibilidade... Espero é que os miúdos não oiçam o que cantam, enquanto cantam, de qualquer forma vou decorar esta nova letra, para ensinar no caso de ouvir tal ultraje

» Praias ( Alexandra) » [ Europe/Lisbon ] 2006/11/10 01:34
Zica e Assunção eu não sei se será mesmo acerca da Peste Negra. Pelo que parece é simplesmente um mito que se criou à volta da canção: http://www.snopes.com/language/literary/rosie.htm

Nós cantamos-a... e tambem cantamos "Baa Baa Black Sheep" que agora estão a tentar mudar de cor por causa de racismo... mas sinceramente, uma canção é só isso mesmo. Às vezes é preciso não exagerar.

» floracoquet ( Pandora Isis) » [ Europe/Lisbon ] 2006/09/17 11:56
Adorei a nova letra, tb vou divulgar... e JÁ!

» Mónica Miranda ( Mónica Túlia Granja Cardoso Miranda) » [ Europe/Lisbon ] 2006/08/09 11:58
Na escola do meu filho a letra do "atirei o pau ao gato" é a seguinte:
"Atirei o pau ao ga-to-to, mas i-sso-sso, não se faz-faz-faz. Minha mãe-mãe-mãe, ensinou-me-me, a gostar, a gostar, dos animais."

» MMedina ( Maria Medina) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/26 16:15
Eu cantei esta música infinitas vezes na minha infância, e nunca tinha parado para pensar na letra. Só há poucos anos é que me dei conta que era um pouco cruel, mas penso que não é por aí... Lembram-se quando queriam mudar a letra do hino nacional por incitar à violência? LOLOL

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/30 17:47
clap.gif Já era tempo de alguém dizer alguma coisa sobre isto!

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/30 17:00
espondendo à Assunção, ainda se canta essa cantiga sim e as cerrianças adoram-na porque é um jogo de roda e no fim elas atiram-se para o chão o que lhes dá um verdadeiro gozo. É evidente que não sabem o que significa o Actchum and we all fall down. Como disse nem ligam a letra à Peste Negra e crio mesmo que já nem os professores ligam ou lhes explicam isso.
O Importante é a educação e a luta repetida contra a violência como eu sempre tentei incutir nos meus filhos e nas crianças (e foram uns milhares em 30 anos de ensino) que me passaram pelas mãos.

» noggy ( Sandra Nogueira) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/29 16:23
De facto, enquanto crianças, não ligamos à letra mas como mais vale prevenir, eu há já tempo que, à minha "xobrinha" (quase a fazer 3 anitos), costumo cantar assim (não deve servir de mto pq a mãe, a avó e a escolinha inteira lhe ensinam a versão original... mas enfim...):
Atirei o peixe ao gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não comeu-eu-eu
O resto fica igual pq ela adora gritar o MIAAAAUUUU do final... hehe


» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/29 10:01
Zica, aí em Inglaterra, ainda se canta uma cantiguinha de roda que faz alusão à grande peste negra que assolou a Europa na Idade Média, e quando as criancinhas no fim dizem "and they all fall down!!" e se atiram para o chão nem sequer sonham do que estão a falar!!!

» TANIA GONCALVES ( Tânia Gonçalves) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/29 08:51
Concordo com a Zica. Não é uma música inocentemente cantada que vai suscitar a violência. As crianças cantam mas não ligam á letra.


» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/29 08:21
bem...........tenho uma coisa a confessar eu cantei muitas vezes essa cantiga aos meus alunos e nunca vi mal nenhum nisso. As crianças não ligam muito às letras das canções a não ser que nós as incetivemos a isso. Por ex. a Silvia nNeto nunca gostou da cantiga mas nunca a associou a crueldade. Eu nunca gostei muito dela porque acho que há outras mais interessantes mas os miudos pediam-na sempre . Porque tem ritmo tipo pantomina, porque no fim eles berram bem alto o miauuuuuuu e descarregam muita energia. E depois, cabe aos educadores e aos pais, ensinar as crianças a consederar os animais como nossos irmãos tal como S. Francisco de Assis nos ensinou tb.
Não sei de onde veio a cantiga, talvez, como diz o texto dos tempos medievais em que o gato (sobretudo o preto) era associado ao demonio e à maldade. Mas eu, com 30 anos de experiencia de ensino da musica a crianças desde o ano ate aos 9/10 nunca notei que as crianças reagissem à letra dessa cantiga mais do que as outras.
Adorei a nova versão da Assunção.
Alem dessa cantiga temos tb o petit patapon francesa que diz que a pastora matou o gato porque ele lhe comeu o queijo. E uma musiquinha do sec 18 que ainda hoje se canta em França. E eu tenho milhares de exemplos.
Não é por aí que "o gato" vai às filhoses"!!!!! É pela educação humanistica ou não. É pelo ensino do respeito pela Natureza e por todos os seres vivos.
Não discordo , em absoluto , que se ensine a nova versão mas, nunca senti que os miudos absorvessem o verdadeiro sentido cruel da coisa.

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 15:33
Engraçado, realmente nunca gostei dessa musica, mas só agora com este "tão bom esclarecimento" smile.gif, é que associei e percebi porquê....

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 15:27
Já agora, adorei a nova versão da musica interpretada pela Assunção laugh.giflaugh.giflaugh.gif

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 15:20
Engraçado, realmente nunca gostei dessa musica, mas só agora com este "tão bom esclarecimento" smile.gif, é que associei e percebi porquê....

» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 15:00
Atirei o pau à Xica-ca-ca,
Mas a Xica-ca-ca
Não correu-reu-reu,
O gatinho-nho-nho
Assustou-se-se
C'o berro, c'o berro
C'a Xica deu:
AAAAAAiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!

» Vanda Jorge ( Vanda Jorge) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 14:58
Concordo. Realmente quem se lembrou de escrever uma coisa destas...
Assim que estiver com a minha sobrinha, vou-lhe encher os ouvidos com esta nova versão, que é bem mais gira !

» inesss ( Inês Fernandes) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 14:45
Que cuincidência: ainda no outro dia lembrei-me desta canção e pensei exactamente o mesmo!

Qual será a origem desta canção tão reveladora da crueldade humana? E o facto de ser ensinada às crianças por educadores e pais é aberrante!!!!

Gostei da nova letra, vou divulgar!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus