Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Proteger baldios e salvar lobos para equilibrar Gerês

Plano inovador revela medidas para proteger ecossistema e levar mais longe riqueza da região Parque integra rede nortenha de promoção de produtos típicos

Foi um dia de avanços para o Parque Nacional da Peneda- Gerês (PNPG com a apresentação de um plano zonal, pela primeira vez exclusivamente centrado nesta área protegida, que poderá representar o fim da negligência sobre os baldios geresianos. Paralelamente, o parque, através de um protocolo com a Direcção- Geral de Recursos Florestais, deu mais um passo para a preservação do lobo ibérico.

O primeiro projecto, já existente para o território de Entre Douro-e-Minho desde 1942, olhou, desta vez, o PNPG como uma área com características próprias. E, a par das já habituais comparticipações às explorações agrícolas, inseridas no programa amplo de medidas agro- ambientais, uma das necessidades prementes desta zona passa pelo tratamento dos baldios, cujos proprietários vão passar a ser financiados pelo programa Ruris.

Para o director do PNPG, Luís Macedo, esta medida representa "uma mais-valia para o desenvolvimento sustentado dos baldios", tantas vezes ao abandono ou acusando falta de manutenção. "Proteger estes espaços é proteger o próprio parque, uma vez que eles representam grande parte dele", salvaguardou.

Assim, através das candidaturas, que abrem no dia 7 e se prolongam até 31 de Março, os órgãos de administração de baldios comunitários, comprometem-se a cumprir um plano de gestão, a limpar mato, a respeitar limites de pasto e a erradicar as infestantes. Queimadas ou cortes com objectivos económicos ficam proibidos, sendo opcional a recuperação de casas de abrigo de pastor e ou pequenos albergues de animais.

As ajudas base oscilam entre os 25 euros e os 100 euros por hectare, anualmente, diminuindo o valor consoante aumenta o tamanho da propriedade. Para as recuperações, está previsto um custo unitário, que chega aos três mil euros no caso de reconstrução das casas de abrigo e mil para as restantes.

No âmbito do apoio às explorações agrícolas, as candidaturas abrem para os agricultores que se queiram comprometer a conservar a estrutura da paisagem, conservando património paisagístico e produtivo. Manter os sistemas tradicionais de pecuária, preservar raças autóctones ou não abandonar cultivo nos socalcos constam deste programa, com apoios que rondam os 400 euros por hectare de terreno.

O PNPG assinou igualmente um protocolo que prevê a cedência de corços, criados em cativeiro no Centro de Estudos e Reprodução de Corços de Albergaria, para zonas limítrofes da área protegida, com o objectivo de salvar "um dos grandes predadores da fauna portuguesa", garantindo a sua subsistência. Em troca, o PNPG receberá veados de outras zonas do País, a exemplo vindos do cercado de Moinhos de Rei (Cabeceiras de Basto) para utilizar em "repovoamentos directos".

O "intercâmbio de cervídeos" ajudará ao reforço populacional do lobo ibérico. No parque há 45 exemplares. "Na área circundante, mas já fora dos seus limites, há mais 12 ou 13 alcateias. É aqui que vão ser distribuídos os corços", em cotas a definir anualmente por ambas as entidades. O protocolo tem a duração de cinco anos.



Autora: Denisa Sousab>

http://jn.sapo.pt/2005/02/01/minho/proteger_baldios_e_salvar_lobos_para.html


- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/02/03 12:04

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/04 15:05
Vi há tempos um documentario na TV, sobre uma iniciativa governamental que visava dar aos criadores de ovelhas das regiões de Trás-os-Montes, cães ,se não me engano, raça Serra da Estrela, ainda jovens, para pastorear os rebanhos, esperando-se assim que, com esta medida, os mesmo pudessem afugentar os lobos, evitando que fossem abatidos pelos pastores.
Esses animais eram, de inicio, treinados por pessoal especializado, os quais fazim também uma campanha de sensibilização junto da população, alertando para a necessidade de preservar e tentar aumentar a população de lobos, por forma a equilibrar o ecosistema da região.
Alguém sabe se tal medida está a surtir efeito? É daquelas noticias de que se fala na altura, mas de que nunca mais ninguém volta a falar.

» Adsartha ( Rita Machado) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/03 13:03
Só espero que estas medidas ajudem a que se dê mais um passo em frente no que toca a respeitar a natureza e o lobo, animal que sempre foi tão incompreendido e que eu adoro!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus