Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

Melhorem os vossos amigos no computador

Autor: DireWolf
Um pouco contrariado por ser a cobaia

Introdução

Primeiro que tudo, as dicas que aqui dou são baseadas no Paint Shop Pro 7, que é o programa que uso. Outras versões ou outros programas, no entanto, também devem ter opções parecidas.
Mas nunca se esqueçam: antes de brincarem com as fotografias, façam uma cópia de segurança, não vá o diabo tecê-las. Deixem-me apresentar-vos em seguida o meu adorável assistente Xinho, que gentilmente concordou em ajudar a servir de modelo!









Rotações

Quando uma fotografia é para ficar ao alto, roda-se a máquina fotográfica para a tirar. Depois é preciso rodar outra vez a imagem, para que não fique "deitada".
Para "acordar" o Xinho, escolho "Image -> Rotate". Em "Degrees", escolho 90, e em "Direction" escolho a direcção correcta; neste caso, "Right". A opção "All Layers" não interessa para o que queremos fazer.


Autor: DireWolf
Rotação da fotografia


Crops

Várias vezes, apanha-se na fotografia mais do que queremos, e é para isso que serve fazer um crop, ou, em versão aportuguesada, "cropar".
Neste caso, há muita "palha" à esquerda e acima do Xinho. Selecciono a ferramenta "Crop", e arrasto um rectângulo na fotografia, de modo a escolher a parte que quero deixar ficar. Depois, selecciono "Image -> Crop".


Autor: DireWolf


Reduzir imagens

A maior parte das máquinas fotográficas digitais tem uma resolução muito grande. O Felinus & Cia. reduz automaticamente as imagens para que caibam dentro dos limites de 640x480, mas, para melhores resultados, é melhor fazer isso manualmente, até porque assim demora menos tempo a transferir a fotografia para o site...
Nesta imagem, a fotografia à esquerda é o canto superior esquerdo da imagem, no tamanho real. Para que a fotografia tenha um tamanho mais razoável, escolho "Image -> Resize...", e escrevo no 640 no primeiro campo de "Pixel size" (para fotos na horizontal), ou 480 no segundo (para fotografias na vertical).
Para ficar mais "suave", escolham "Smart size" na caixa "Resize type".
Ah, duas notas importantes: se precisarem de "cropar", façam-no antes de reduzir a imagem: assim não desperdiçam os 640x480 que o Felinus & Cia. permite; e tenham sempre a opção "Maintain aspect ratio" sempre ligada, senão as proporções da fotografia vão às urtigas!


Autor: DireWolf


Aumentar a nitidez

Ao reduzir a fotografia, ela fica geralmente um pouco desfocada. Escolhendo "Effects -> Sharpen -> Sharpen More", a foto ganha nitidez. Se ficar muito "pixelizada", talvez seja melhor aplicar só "Sharpen" em vez de "Sharpen More", ou talvez nem aplicar nada.


Autor: DireWolf


Remoção de olhos vermelhos

Esta é provavelmente a técnica mais complicada deste guia de dicas, mas às vezes também é necessária... Embora os gatos não fiquem com "olhos vermelhos" quando o flash lhes incide directamente nos olhos, ganham "faróis", como certamente vocês sabem...
Para começar, selecciono o menu "Effects -> Enhance Photo -> Red-eye Removal...", e, no campo "Method", "Auto Animal Eye".
Marco, na imagem da esquerda, uma das pupilas do Xinho. Se for preciso, pode-se depois esticar, encolher ou rodar esta marcação. Também se pode apagá-la fazendo clique-direito sobre ela.
Geralmente as opções por omissão servem bem, mas podem fazer experiências à vontade: o resultado vê-se na imagem da direita. Se for preciso, podem carregar nos botões abaixo de "Zoom" para ampliar a parte que estão a editar, para ficar mais fácil.
Depois de corrigir um dos olhos do Xinho, marco a outra pupila e faço-lhe o mesmo. Finalmente, é só carregar no OK...

Autor: DireWolf


Correcção gama

Não faço ideia do porquê de se chamar "gama", mas é útil à mesma, quando a fotografia está demasiado escura ou, como é o caso agora, demasiado clara.
Escolho, do menu, "Colors -> Adjust -> Gamma Correction...", e selecciono a opção "Link", para não distorcer as cores.
Depois, desloco qualquer um dos cursores Red, Green ou Blue (eles movem-se em conjunto por causa do "Link"): para a direita se for preciso aclarar a imagem, ou para a esquerda se for preciso escurecê-la. As imagens às esquerda e à direita são o "antes" e o "depois".


Autor: DireWolf


Ajuste automático do contraste

Se a fotografia tem algumas áreas muito claras e outras muito escuras, esta ferramenta ajuda. Ela também pode ser usada como complemento à correcção gama.
Notem que, neste exemplo, a diferença entre o "antes" e o "depois" não é muita, mas há algumas fotos, especialmente tiradas em interiores e sem flash, que ficam com outra cara!
Para ajustar, escolho "Effects -> Enhance Photo -> Automatic Contrast Enhancement...". Agora é mais uma questão de fazer experiências com os três controlos, e ver nas imagens "antes" e "depois" como é que fica melhor. Ou julgavam vocês que isto era só receitas de 1-2-3? ;)

Autor: DireWolf


Correcção automática de cores

Esta ferramenta, tal como a anterior, ajuda bastante em fotografias de interior, especialmente se a iluminação ambiente for incandescente (ao contrário das lâmpadas fluorescentes): nestas condições, as fotos têm tendência a ficar muito amareladas, ou mesmo avermelhadas. Aquela parede por trás do Xinho não é amarela! E, para quem o conhece, o Xinho é preto e não castanho!
Para corrigir isto, escolho "Effects -> Enhance Photo -> Automatic Color Balance...". Como o problema costuma ser demasiado vermelho e não demasiado azul, tenho sempre o cursor "Illuminant temperature" tudo para a direita, para azular a imagem. Depois é uma questão de regular o parâmetro "Strength" para que a imagem à direita pareça o mais natural possível.
Não se esqueçam de ligar a opção "Remove color cast" para um resultado mais eficaz, mas nada vos impede de, como com as outras ferramentas, fazer experiências à vontade.

Autor: DireWolf


Conclusão

Se, apesar da péssima formatação do meu texto (a culpa não é minha! É das imagens de larguras diferentes), conseguiram chegar até aqui, parabéns! Só não merecem uns ronrons do Xinho porque as vocalizações dele estão mais especializadas no "miau"...
Eu gostava era de já ter aprendido alguns destes truques antes de colocar na Galeria algumas monstruosidades fotográficas!
Espero que, com estes truquezinhos, eu vos tenha ajudado a fazer das fotografias dos vossos gatos, cães, aves, répteis, peixes, etc.... enfim, os vossos amigos peludos/penudos/escamudos ainda melhores do que já são!

Autor: DireWolf
Embora contrariada, a cobaia já está mais apresentável

- DireWolf (DireWolf) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 14:40

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» gatatisha ( Dolores Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2012/12/18 09:54
Obrigada pelas dicas biggrin.gif

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/30 17:29
Uma tradução MUITO macarrónica da descrição no site diz isto:
"A loja de pintura pro é um programa gráfico poderoso que faça possível fazer imagens, as tratar e retouch. Além disso contem um browser para controlar limas gráficas. A esta versão da alternativa popular para o Photoshop caro o programa da coordenação pertence loja do animation. Há um impacto diferente do categorie?visuele onze e está uma sustentação para três camadas lá. Além disso há uma sustentação para câmeras digitais, ' captação de tela ' e ainda muito mais."
Não diz muito sobre qual é a limitação... mas acho que só funciona durante 30 dias.
De qualquer maneira, como já há a versão 9 à venda, bem podia alguma revista oferecer a 7 grátis! tongue.gif

» Leonor_alves ( Leonor Alves) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/30 11:01
Antes de fazer o download, e como a explicação deve estar em holandês, alguém me pode dizer se a versão de teste é daquelas que tem menos funções ou é das que só se pode abrir o programa um numero limitado de vezes?

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/27 18:44
O PSP 7 está no site que referi num comentário anterior:
http://www.zdnet.nl/supercenter.cfm?id=11661&scid=7
O site está em holandês, mas acho que se percebe bem onde é para clicar. smile.gif

» Jonanda ( Nokas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/24 13:28
Alguém sabe onde posso encontrar este Software? Obrigada Fernanda (jonanda)

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/07 22:16
Que bom que se possa imprimir !!!! Obrigada !

» koshka & Cª ( Elsa Carraceno) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/24 18:48
Ena, excelente ajuda clap.gif Muito obrigada wink.gif

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/14 19:49
Obrigada pelas dicas! Eu cá sou do tipo de pessoa que tira a foto e põe aqui, a única coisa que sei fazer é mesmo redimensionar a foto... Mas vou tentar de futuro estas técnicas! laugh.gif

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/10 15:27
muito bom, as vezes pode dar um jeitao dar uns toques nas fotos wink.gif

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/09 23:21
Claro que autorizo a impressão! smile.gif Aliás, acho que não é preciso autorização para imprimir; é para isso que há o link "Versão para Impressão". Seja como for, não vejo problema em qualquer pessoa imprimir este artigo.

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/08 21:07
Obrigada, DireWolf, já descarreguei o programa. É pena é não se poder imprimir este Artigo, para trabalhar mais facilmente, mas "qualquer reprodução, mesmo parcial, só pode ser feita com autorização do autor" ...
Será que o Autor me autoriza a imprimir este artigo ???

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/07 18:36
Para a Atlantic, e quem mais quiser descarregar uma versão de demonstração do Paint Shop Pro: após uma busca penosa, lá consegui encontrar um site que ainda tem a versão 7. Está em holandês (!), mas é fácil encontrar o link para descarregar: http://www.zdnet.nl/supercenter.cfm?id=11661&scid=7
No site que mencionei na introdução deste artigo (http://www.jasc.com), está disponível a versão 9 de demosntração, mas não gosto muito dela... é muito pesada e complicada para mim! wink.gif

» Miau ( Susana Almeida) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/07 13:52
Muito útil... obrigada laugh.gif ! Há que tempos que tentava melhorar as minhas fotos e este artigo veio mesmo a calhar wink.gif

» Cheetah ( Rita Silva) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/07 10:15
Que ideia excelente!
Costumo usar o Paint Sho Pro, conheço as funções do programa mas uso-as mais ou menos a olhómetro, pelo adorei estas explicações mais técnicas. Obrigado!

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 18:56
Muito boa explicação - agora só falta comprar o programa, ou será que se pode fazer uma download gratuita ???

» Sasha ( RaquelL) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 16:39
Boa! Ajudam muito estas dicas de "como passar de um felino desbotado a uma pantera negra"
Obrigada pela ideia!

» Absolut ( Cristina Tavares) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 16:23
óptima explicação!
adorava conseguir fazer esse tipo de coisas no photo shop, que é o prog k tenho em casa... mas ainda n estou sintonizada com aquilo...

» Inca_Fisga ( Sónia Rodrigues) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 16:05
Excelente ideia e o exemplo não podia ser melhor. Fotografar gatos pretos é um tormento...

» Gasparbia ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 15:36
Parabéns pela ideia!! clap.gif De certeza que vai ajudar muito! wink.gif Eu geralmente uso o Microsoft Photo Editor (as funções são basicamente as mesmas) mas em casa tenho vários programas bem sofisticados mas..... não adianta. sad.gif Bem tento melhorar as fotos mas nunca tenho bons resultados. Por vezes as fotos até ficam piores! mad.gif Acho por isso que se a foto não for bem tirada há certos aspectos que não se irão conseguir melhorar/disfarçar! wink.gif

» irefraz ( Irene Frazão) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/06 15:17
Boa! Muito útil e claro. Obrigada.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2017 Equipa Felinus