Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Site Felinus » Entrevistas

Gatos, Gatinhos

É uma antologia de vários autores sobre os nossos amigos, os gatos.
Curiosos como somos, lançámo-nos à conversa com a Maria de São Pedro - uma das autoras - e deliciámo-nos com as suas palavras que aqui partilhamos com os nossos felinodependentes...

Foi sobre este livro que iniciámos a nossa conversa...
Capa do livro Gatos, Gatinhos...


Felinus: Como surgiu esta antologia de autores? Porquê sobre gatos?

Maria de São Pedro: A antologia surgiu porque eu queria fazer uma Exposição sob a temática Felinos que envolvesse pintura, escultura, cerâmica, etc. Solicitei a sala à Sociedade Portuguesa de Autores que disse logo que sim, mas entretanto tive um acidente maluco que me deixou meia avariada quase um ano. O material para a Exposição já havia (eu sou pintora e escultora) mas eu não podia mexer-me::)) Como não consigo estar sem fazer nada, resolvi por os meus escritos antigos em computador porque só podia mexer os braços e mal. Assim surgiu a ideia de complementar a Exposição com o lançamento de uma Antologia sobre Gatos. Fiz os convites aos autores e todos disseram que sim.

Felinus: Todos os envolvidos neste livro têm ou tiveram gatos?

MSP: A Maria Alberta Menéres nunca teve gatos, os outros tiveram ou têm gatos. Quando recomecei a movimentar-me "normalmente", fiz a Exposição e o lançamento do livro no mesmo dia e foi muito bonito ::))

Felinus: Quando tiveste o teu primeiro gato?

MSP: O meu 1º gato... foi uma gata, chamava-se Minouche e durou 16 anos e ela nasceu quando eu tinha 9 anos.
Nunca mais parei de ter gatos, graças a Deus ::))
E não só, pois cá em casa/jardim há cães, rolinhas, um coelho maluco chamado Romeu que tem um grande amigo, o Julieto, um Guinea Pig (que enganou todo o mundo fazendo-se passar por Julieta quando foi comprado muito magrinho) e um cágado.

Felinus: E quantos gatos tens actualmente?

MSP: Gatos são 22 pois embora estejam todos castrados e esterilizadas, há sempre alguma situação demasiado dramática que me surge e assim recebi no Verão passado um gato velhote que iria ser morto mais dia menos dia. Está cá gordo e anafado e adora comer... sopa! Tem vários nomes porquê a família não chegou a consenso - Turrinha porque dá turras monumentais, Cigano porque veio de um bairro de lata, Velhote porque está todo escafiado de lutas e sem dentes.

Felinus: Alguma vez colaboraste com alguma instituição de defesa animal?

MSP: Não colaboro com instituição nenhuma porque tenho a minha própria :-) :-)

Felinus: Como reage a tua familia humana à familia de 4 patas?

MSP: A minha família reage... são como eu ou ainda piores ::)))
Já tive por cá uma águia com um tiro numa asa que ia ser empalhada...
Bom e mais não conto senão vocês ficam fartos de histórias::))

Felinus: E que outros livros tens publicados?

MSP: Cachorros, Cachorrinhos... É também uma antologia de contos de vários autores: Concha de Almeida,Lima Rodrigues, Luis Pessoa, Maria de São Pedro, Pepita Tristão; Lua de Lobos - Livro de contos e poemas de Maria de São Pedro e Senhores do Medo - Maria de São Pedro.

Felinus: Em relação ao Gatos, Gatinhos sei que houve uns contratempos...

MSP: Sim, embora a editora seja famosa não nos pagou e eu tive de recorrer à Sociedade Portuguesa de Autores para me anular os contratos e receber parte da 2ªedição de volta. Foram os livros recolhidos e agora tenho alguns para vender. É Portugal no seu melhor, e como trata bem os seus artistas, escritores, etc...

Felinus:E se alguém manifestar interesse em comprar o teu livro? Como pode fazê-lo?

MSP: É só dizerem :-) Mando-os sempre pelo correio à cobrança.

Felinus: Obrigada Maria, pelo tempo que nos disponibilizaste e até breve!

Maria de São Pedro
<< Maria São Pedro, nasceu em 1943 no dia de Sao Pedro e cedo se revelou uma apaixonada pelas artes, Cursou a ESBAL, e conta no seu percurso com mais de 200 exposições de pintura.

Com apenas doze anos, apresentou no extinto Diário de Lisboa, o seu primeiro conto, uma história de cowboys que lhe foi recusado pela Censura. Aos 15 anos ganha ex-aequo o primeiro prémio de um concurso radiofónico de contos policiais. Com toda a sua produção transmitida na rádio, é, então publicado um conto seu, de ficção cientifica, na Antologia "Terrestres e Estranhos", onde ombrou com nomes tão famosos como Isaac Asimov, Arthur C. Clark e Natália Correia. Utilizando vários pseudónimos, dedica-se à poesia e à "short story", tendo continuado a ser publicada em jornais, revistas, etc, e sido distinguida com inúmeros prémios.

Em Outubro de 2000, coordena e publica uma antologia "Gatos, Gatinhos..." a que se segue em 2001 nova antologia "Cachorros, cachorrinhos...">> **


**Nota - excerto sobre a escritora retirado do livro "Lua de Lobos"

Por Carla Martins (Felinus)

- catw (Carla Mar) [ Europe/Lisbon ] 2004/03/15 09:59

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus