Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas » Histórias Felizes

Igrain, um Presente do Dia Mundial do Animal

A Ana Ramos contou-me a história de uma gata dela muito especial, a propósito do Dia Mundial do Animal. Desde há treze anos atrás que esta gata e este dia estão muito ligados, e é por isso que escrevo agora a história, em forma de homenagem à gata que era perfeita.

Chamava-se Igrain e a história começou há treze anos com as comemorações do Dia Mundial do Animal. Foi o primeiro ano em que a Ana foi com gatos para adopção. No ano anterior tinha ido lá pela primeira vez, mas sem gatos para dar. Mas desta vez levava três bebés. Conseguiu dar um deles, e não deu as outras duas porque estavam doentes. Levou-as de novo para casa. Uma delas acabou por morrer. Ficou a outra, uma gatinha preta e branca que estava doente com uma pneumonia e nunca mais se curava. Era a Igrain, e acabou por ir ficando e por adoptar a Ana.

Como nunca mais se curava, veio a descobrir-se que era positiva a FIV. A Ana não tinha o preconceito do FIV e nessa altura já estava informada sobre o vírus, e já tinha tido outra gata assim, a Gwenevere.

A Igrain curou-se e nunca mais voltou a adoecer até ao dia em que chegou a hora de partir.

Era uma gata espectacular, que adorava a Ana e adorava os outros gatos. Dormia abraçada a ela e não deixava mais nenhum gato aproximar-se. E quando estava ao colo também não deixava mais nenhum ir. A Ana era dela. E era uma gata que se portava sempre bem e nunca fazia disparates. Era perfeita.



O facto de ter FIV e de ter estado tão doente ao início não a impediu de ser uma gata maravilhosa e uma verdadeira amiga. E esta é a grande lição que ela nos dá. Que o amor dos gatos não se vê por fora.

Hoje ainda existem muitos preconceitos e normalmente as pessoas só querem adoptar gatos saudáveis. Mas os amigos vêem-se por dentro. Muito mais importante que o aspecto exterior dos animais, e que os vírus como o FIV que ainda é muito mal compreendido e visto como um bicho-de-sete-cabeças, é o amor que eles têm para nos dar. E a amizade. E a Igrain foi uma gata espectacular e foi saudável, apesar de ter estado muito doente ao princípio.

E esta gatinha muito querida e muito amiga da Ana partiu este ano, em Junho, com um cancro. Este é o primeiro ano que a Ana passa as comemorações do Dia Mundial do Animal sem ela. Desde o ano em que a levou que tem ido sempre todos os anos.

E foi graças a esta gata e a tudo o que ela ensinou que a Ana começou a lutar mais activamente pelos animais. E começou a participar em campanhas e a colaborar com associações e a operar gatos de rua. E tem feito um trabalho muito importante em nome desta causa. A história da Igrain é também a história da minha madrinha Ana Ramos e da sua luta pelos animais que se iniciou a partir da altura em que esta gata entrou na sua vida.

Foi uma gata MUITO importante. Por isso é tão importante lembrá-la neste dia. E continuará sempre viva na memória, porque a Ana um dia me disse a mim que os gatos vivem enquanto nos lembrarmos deles.

É uma grande lição para todos o amor que esta gata soube dar. Não importa que fosse FIV. Era muito mais: era uma amiga muito grande, e isso, sim, é importante.

É um grande exemplo para seguirmos todos e para deixarmos para trás os nossos preconceitos. Porque os gatos nos ensinam sempre muito, e a Igrain hoje ensina-nos isto.

Rita Lavado
Outubro 2007






Ela não era a minha gata na realidade. Eu era a humana dela. Fazia 12 anos no dia 4 de Outubro que ma deram para ir para uma campanha da LPDA (dia Mundial). A 1ª campanha a que fui para dar animais. Ela vinha doente, pulgas com gata, e acabou por ficar. Foi a minha 5ª gata. Desde esse dia nunca mais deixei de ir a campanhas e meti-me a sério no salvar e dar animais. A ela o devo. A ela devo todo o trabalho que entretanto iniciei.

Post da Ana no fórum do felinus na altura em que a sua querida Igrain partiu


- rItA_L (Rita) [ Europe/Lisbon ] 2007/10/07 19:49

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» TSousa ( Teresa Paula Sousa) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/11 16:18
É por causa desta gata que tenho uma Igrain... uma homenagem á gata e á dona que muitas vezes é "esquecida" pelas colegas! foram muitas poucas as pessoas que eu vi abdicarem da sua vida para dar vida a outras vidas! A´Bruxa Escadex é um exemplo de força ( como é que se vive só de coca cola e pastéis de nata?!). De facto, nestas andanças não interessa dizer que se faz; é preciso ajudar a sério e incentivar os outros a fazer. A Ana sabe tudo, é a ela que recorro nas dúvidas que sempre tenho. Mesmo quando não estamos de acordo em muitas coisas... é bom ter a Ana por perto. Dá segurança e força. obrigada Ana! Obrigada, Rita por seres a nossa memória!

» Snnopa ( Ana Duarte) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/11 09:20
smile.gif
Parabéns pela forma como descreveste tudo isto Rita.
Obrigada Ana Ramos, por teres feito a Igrain tão feliz.
Igrain, toma conta da Ana. heart.gif

» Kitty_Oliveira ( Cristina Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/08 13:20
clap.gif para a Igrain wub.gif Ana e Ritinha smile.gif

» catarinaj ( Catarina Jorge) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/08 12:37
Ana...para ti não tenho palavras. Foste tu quem me deu a minha gata preta já há 4 anos na UZ e hoje não podia viver sem ela.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/08 11:09
Obrigada Ritinha biggrin.gif está lindo e obrigada peço desenho feito por ti da minah Igrain

» lipa.vieira ( Filipa Vieira) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/07 23:30
É sempre tão doce a maneira como escreves Rita;
E que história tão bonita a da Igrain e da Ana. Beijinhos.

» aslpetrini@sapo.pt ( Maria de Lourdes Petrini) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/07 21:57
Ana:
Bem haja pela sua luta pelo bem estar dos animais.
Não é demais o bem que lhe fazemos pelo muito que nos retribuem.
Nunca desanime, mesmo quando os problemas parecem não ter solução.
Tudo se consegue quando se tem força e não perdemos a esperança de conseguir ir mais além. A sua menina estará sempre vigilante para a proteger.
Um abraço de solidariedade pela sua perda.

Rita:
Uma história linda, uma recordação, uma lembrança. Assim nunca será esquecido o amor que ela entregou a quem a protegeu
Saudações Felinas
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus