Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=749
Autor:
Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/06/27 13:23

CRAPAA já tem terreno para canil

A Associação Protectora dos Animais Abandonados das Caldas da Rainha ( crapaa ) conseguiu finalmente que fosse desbloqueada a cedência de um terreno para a construção de um canil e gatil.

As instalações da crapaa irão ficar localizadas junto à ex-Matel, num terreno cedido pela Câmara Municipal. O espaço já estava prometido há vários anos, mas o projecto foi sendo adiado porque ali funcionava uma lixeira e era necessário proceder à sua limpeza.

Só a semana passada foi finalmente aceite pela autarquia um protocolo para esta cedência. O terreno tem 3.500 m2 e a Câmara vai pagar também o fornecimento de energia eléctrica, para além de vedar o espaço e tratar os esgotos.

Em troca, a associação substitui-se à autarquia na gestão daquele espaço, visto que, por Lei, a Câmara das Caldas deveria ter um canil municipal.

Célia David, presidente da associação, diz que já foram reunidos 6.000 euros para a construção do canil, que terá capacidade para 180 animais. No total, as obras deverão custar 100 mil euros.

A associação existe há quatro anos e durante este tempo todo tem utilizado umas instalações provisórias num terreno cedido por um privado no Nadadouro, onde neste momento estão albergados 70 animais. “Não temos electricidade e a água que temos, devemos agradecâ-la aos bombeiros das Caldas que sempre nos ajudaram”, referiu Célia David.

Durante os quatro anos já deram às pessoas mais de três mil animais. “Já provámos a esta cidade que conseguimos sobreviver sem ajudas do Estado ou da Câmara”, disse.

A associação organizou no passado sábado uma festa na Praça de Touros com vista à angariação de fundos. “Ani+” contou com a ajuda dos voluntários que fazem parte da associação e consistiu numa feira de artesanato, concertos, animação de rua e música com DJs.

“Somos muito dinâmicos e precisamos sempre de entradas de dinheiro. Temos os nossos animais todos com boletins de vacina e a maior parte das cadelas esterilizadas”, contou a responsável.

A crapaa ganhou uma dimensão considerável e há pessoas de várias localidades da região, e até de Lisboa, a pedirem colaboração. “Nós devemos ser a única associação deste país que faz campanhas de rua todos os sábados de manhã”. Semanalmente, os voluntários estão na rua das Montras, onde entregam para adopção os animais bebés que recolhem da rua, perante algumas condições. Tem sido também graças à generosidade dos transeuntes que fazem questão de dar donativos nestes dias, que a associação tem sobrevivido.




Gazeta das Caldas, 24 de Junho 2005