Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=495
Autor:
filipavilhena (Filipa Vilhena) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/28 15:01

O Pilantra e a pneumonia

Eis que, vindo de um local escuro e escondido, ouço miar baixinho, muito baixinho....

Um belo dia de Natal, mais concretamente no dia 26 de Dezembro de 2004, vinha eu de casa da minha mãe, onde passamos esse dia, para a minha Casa em Portimão.

Estavamos a chegar a casa quando, vindo de um local escuro e escondido, ouço miar baixinho, muito baixinho....

Eu, com a minha curiosidade tipicamente felina - ou não tivesse sido um gato na outra encarnação - disse para o meu namorado: "olha, está ali um gatinho, vamos ver". E fomos!!

Foi então que vimos um gatinho pequenino, magrinho, com um arzinho muito infeliz, e que mal se mexia.

Nem hesitei... percebi logo que se não o tirasse dali que ele morria de frio e de fome, e então peguei nele, que se deixou, muito mansamente pegar, e trouxe-o para casa.

O gato estava gelado....

Mas além de gelado, estava a tremer e a espirrar. "Uhm, este gato tem de ir já à veterinária." Telefonei à veterinária que tem consultório mesmo em frente à minha casa e contei-lhe a história. Ela disse-me que vinha a caminho de Portimão, e que, dada a gravidade da situação, o atendia (era domingo).

...foi-lhe diagnosticada uma pneumonia, o pobrezinho tinha os pulmões cheios de líquido, e estava desidratado e magro ...


Levei-o à consulta e foi-lhe diagnosticada uma pneumonia, o pobrezinho tinha os pulmões cheios de líquido, estava desidratado e magro.

Como estavamos de férias, dedicamo-las a ajudar este pobrezinho.
Injecções diárias de antibiótico, água dada por seringa, já que não bebia, e seregumil de duas em duas horas, durante uma semana... Mas valeu a pena.

Quando chegamos a casa com este visita inesperada, o Nino, o gato mais mimado do Mundo, não gostou nada, fez fuuu, fuuu, e estava furioso...
"Mas o que é isto, um rival!? A dona é minha" pensou ele muito zangado ...

Mas passados dois dias já lhe dava beijinhos e miminhos, e eu disse: "olha, vamos ficar com este querido, eu sei que queriamos uma menina e já falamos com a Elisabete para ficarmos com a Kitty, mas afeiçoei-me a este e não o vou abandonar, ele agora habituou-se à boa vida!!!"

E ficámos.

Entretanto foi batizado - de Pilantra, já que ele é um Pilantrinha que se safou de boa ...

Falei com a Elisabete e perguntei-lhe se sempre tinha mais pessoas interessadas na Kitty, e contei-lhe esta história. Ela disse-me que sim, e que era realmente melhor eu ficar com o Pilantra, que a Kitty tinha uma família interessada nela, e o Pilantra agora já não podia sair de minha casa.

O Pilantra já levou a primeira vacina, já foi desparasitado e será esterilizado em breve. A segunda vacina está marcada para dia 7 de Fevereiro.

Hoje tenho o Nino e o Pilantra, os dois são felizes, saudáveis e lindos.
Dão-se bem, são muito amiguinhos, se bem que o Pilantra gosta de ser dono do seu nariz e o Nino é mais dado.

O Pilantra gosta de colo, gosta tanto que se o pousamos no chão, ao fim de 5 segundos está a miar, e só se cala quando lhe pegamos ao colo....

À medida que o Pilantra for crescendo vou contando as novas peripécias, pois ele é um Pilantrinha, como o nome dele, e já é o Chefe lá de casa.
O Nino não se zanga, como Homem mais velho da casa deixa o menino por e dispor....

Digam lá se não é uma linda história de amor!?


Autor: Filipa Vilhena
A alegria da Helena (minha sobrinha) por o Pilantra estar bem ...