Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=434
Autor:
Assunção (Assunção Baptista) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/15 17:39

Coelhos Angorá



Classificação: quanto ao tamanho distinguem-se três variedades:

* Pequena - 1,5 a 2 kg
* Média - 2 a 4 kg
* Grande - mais de 4 kg.

Características raciais:

Peso: 1,5 a mais de 4 kg, de acordo com a variedade.

Cabeça: média, um pouco alongada, de aparência mais forte e arredondada no macho, com a face e a fronte mais cobertas de pêlos.

Orelhas: curtas, finas, levantadas e em forma de "V" não muito aberto, com as extremidades terminadas em um tufo de pêlos abundantes e longos. São bem revestidas externamente, lisas e róseas internamente.

Pescoço: curto e forte, embora invisível sob os pêlos.

Olhos: são de cor escura e róseos na variedade branca.

Corpo: no aspecto geral, lembra uma bola, com a cabeça e as orelhas imersas.

Cauda: comprida e peluda.

Membros anteriores e posteriores: compridos, finos e bem cobertos de pêlos. As coxas devem ser curtas e bem musculosas.

Pelagem: os pêlos devem ter o maior comprimento possível (12 a 18 cm), devem ser suaves ao tato, finos, lisos, sedosos e densos. A cor da pelagem é característica de cada variedade, mas todas são uniformes, com exceção da Siberiana. Entre as variedades mais exploradas comercialmente estão a Negra Pura, Azul-Escura, Havana e Siberiana

Finalidade da raça: é de tríplice utilidade - lã, carne e pele. O pêlos, que são longos e sedosos, se destinam à fiação e são colhidos por "arranque" , por volta da oitava semana de idade, quando se desprendem com facilidade do corpo do animal e podem ser puxados. Normalmente, após um intervalo de 60 dias entre cada uma, é feita a segunda e a terceira colheita, realizando-se a quarta após período de 80 dias. A partir da quarta colheita, as demais são realizadas a cada 3 meses. Os coelhos não ficam totalmente sem os pêlos, pois são mantidos os curtos.

Características produtivas e reprodutivas: as fêmeas são prolíficas, gerando de 5 a 10 láparos por parto. Os láparos nascem mais claros que os pais, e em torno dos 18 meses apresentam a pelagem definitiva. Aos 7 meses de idade é feita a escolha dos reprodutores, dos refugos e dos animais destinados a produção de peles.

Os pêlos rendem no primeiro ano de colheita, em torno de 200g/cabeça, e nos anos seguintes 300g/cabeça, existindo exemplares no plantel que são mais produtivos.




Bibliografia:

Manual de Zootecnia: raças que interessam ao Brasil. A. P. Torres; W. R. Jardim; Lia F. Jardim. Editora Agronômica Ceres, 1982, 301p.

http://www.agrov.com/animais/peq_ani/angora.htm