Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=347
Autor:
catw (Carla Mar) [ Europe/Lisbon ] 2004/11/22 21:31

Solidão e abandono, colocam em risco de vida quase 50 animais.

Apesar de estarmos no Séc XXI, quase todos os dias histórias de miséria e dor nos lembram o quanto ainda estamos longe de uma sociedade justa,onde os mais elementares direitos ao bem estar estejam salvaguardados e protegidos.

Desta vez foi em Viana do Castelo, mas podia ser na esquina da rua de qualquer um de nós.

Um velhote com oitenta e muitos anos vivia sozinho, sendo do conhecimento geral que acolhia vários animais.

Esta semana foi internado de urgência e a Associação Protectora de Animais da zona foi chamada (ALAAR). O cenário encontrado não pode ser descrito na plenitude do horror encontrado, que deixou a responsável da associação, habituada a lidar com situações de crise, em estado de choque.

Fechados num quarto, 25 cães pequeninos, apavorados, gelados, tentanto encostar-se às paredes para não chafurdarem nas fezes e urina que empestava o quarto e o tornava irrespirável, mostravam-se nos olhos, com uma tristeza infinita, todo o horror dos dias que ali passaram.

Resgate de gatinho


Noutro quarto, 15 gatos, estavam no mesmo cenário de porcaria, sem comida e água, escanzelados, alguns esquelécticos, fechado num quarto onde respirar parecia impossível, com porcaria por todos os lados e também eles num estado físico deplorável.

Apesar da situação, cães e gatos são meigos e estão extremamente carentes.

Quase 50 animais que alguém, que nem sequer tinha condições para cuidar de si, procurou acolher e salvar, embora o resultado esteja bem longe de corresponder ao que foi sem duvida desejado pelo solitário velhote.

A ALAAR, apesar de ser uma pequena Associação e com recursos muito diminutos, não podia baixar os braços ou fechar os olhos a este drama.
Conseguiu que a Câmara Municipal emprestasse umas instalações onde todos estes animais foram acolhidos.

Mas é agora que nós podemos e devemos ajudar. Também nós não podemos fechar os olhos, passar ao lado, como se nada disto fosse também connosco. Salvar o mundo está fora das nossas possibilidades, mas um pequeno gesto de solidariedade pode ajudar a fazer a diferença. Mesmo que com pouquinho, podemos contribuir para que a ALAAR consiga alimentar estes animais, recuperá-los, esterilizar e castrar alguns dos gatos e cadelas e encaminhá-los para adopção.

Ração, mantas, cobertores, camas e dinheiro são neste momento uma prioridade para a ALAAR.

Se estiver ao seu alcance, não fique indiferente.

Os donativos podem ser efectuados para o NIB: 0079 0000 13221035 102 21 ou por cheque para a morada:

ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
Sede provisória: Rua S.Gonçalo n.º 80 Arcozelo
4990-150 Ponte de lima

A ALAAR poderá enviar-lhe um recibo. Para isso basta que envie o seu nome e morada e data da transferência e montantes para o e-mail

fabriropt@yahoo.com.br

Para informações e esclarecimentos, contacte com - Zulmira - 962 323 356

Se pode adoptar algum destes cães ou gatos, dar-lhes a conhecer como pode ser bom ter uma família, não hesite.

Todos os dias os olhinhos do seu novo amigo vão lembrar-lhe que para ele, você foi o fim do pesadelo.

Ajude estes animais. Eles dependem também de si para que o futuro seja bem mais risonho do que o passado infeliz que lhes foi dado.