Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=309
Autor:
Morgana (Paula Cristina Trepado) [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 10:38

Esterilização um Acto Consciente

Autor: Paula Trepado
Morgana e Jamila

Eu sou uma felinófila assumida, e despertei para esta paixão há relativamente pouco tempo cerca de 5, 6 anos.

Sempre adorei animais e desde miúda me lembro de incumbir a minha mãe de cozer grandes tachadas de aparas de carne que ia buscar ao talho com massa para distribuir no liceu pelos animais abandonados que infelizmente não podia "carregar para casa"!!!

Finalmente quando reuni condições para ter o meu espaço, sem sobrecarregar tanto a minha mãe, comecei nas adopções de minhaufas e canitos....bom este ritmo intensificou-se quando conheci a Ana Ramos, a Luísa, a Raquel ;o) ...enfim as mães coragens de todos os gatos que dedicam grande parte das suas vidas a ajudar os nossos rodinhas vítimas de muita maldade de alguns que julgam ser humanos!!!

Fui-me cruzando com bigodudos muito especiais , cada um com uma História diferente e todos neste momento tornam a minha vida muito mais feliz. Neste momento tenho 11 mas distribuí alguns pela avó que não conseguiu ficar sem os netos, mas o problema é que a maioria eram meninas e tinham cios violentíssimos e era uma agonia fazer a escala da distribuição de pílulas, além disso já tinha ouvido dizer que era conveniente a esterilização, não só como controle de natalidade como também por uma questão de lhes garantir uma melhor qualidade de vida sem complicações.

Decidi então operar as meninas de 3 em 3 para que não fosse tão penoso a nível económico e para não invadir o veterinário com uma legião de meninas bigodudas não fossem pensar que se tratava duma manifestação....;o)

As operações foram correndo, e todas recuperaram de uma forma surpreendente, algumas horas após a intervenção já brincavam ( só o "abajur" - vulgo colar Isabelino é que atrapalha pois a malta fica presa nos puxadores das gavetas e afins mas no segundo dia já dominamos a técnica ).

A última a ser operada foi a Maria Preguiça (persa cinzenta linda) a Maria foi aguardando a sua vez na lista e há cerca de 15 dias foi operada e apanhamos um grande susto, pois parece que o meu coração de mãe gata tinha escolhido o dia com precisão; a Maria já estava com uma Piómetra ( tinha o útero com puz e com uma grande infecção) e caso não tivesse sido operada naquele instante teria morrido ou ido parar á urgência de uma Clínica sem garantias de que iria sobreviver!!!

Este meu relato é no sentido de sensibilizar para que, por muito que vos custe submeter a Vossa amiga a uma intervenção, é no entanto a decisão consciente e acertada que as nossas bigodudas certamente tomariam caso pudessem decidir por nós.

Hoje a minha Maria está muito mais activa, provavelmente porque já se sente bem, eu infelizmente não soube interpretar alguns sinais que ela certamente já manifestava, pois a minha menina é muito dorminhoca.

Por favor não corram riscos desnecessários, operem as nossas meninas pois além de as Veterinárias neste momento fazerem uma "costurinha linha de biquini que lhes permite continuar a exibir o umbigo".....estamos, num acto algo egoísta algo altruísta a prolongar a convivência feliz com as nossas minhaufas Lindas.