Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=233
Autor:
Assunção (Assunção Baptista) [ Europe/Lisbon ] 2004/05/25 10:32

Bombom

Nunca fui muito "amante" de gatos, sempre preferi os cães, eram mais dóceis, mais amiguinhos, mais brincalhões. Os gatos, esses, observava-os de longe, desconfiada. Eles também não me ligavam por aí além. Nunca tinha tido um gato. O meu marido não gosta de gatos. Na minha casa, havia de tudo, pássaros, peixes, répteis, cães... gatos é que não!!!

Até um dia... 15 de Junho de 2002, no meio da azáfama de entra e sai de convidados para o Baptizado da minha filha mais nova, aparece-me uma amostrinha de gato, a olhar para mim e a ronronar a 100 à hora. Não devia ter mais de 1 mesito, magrito, era só orelhas e olhos, lindos!

Fiquei embasbacada a olhar para ele, a pensar "Mas que raio faço eu ao bicho, ainda lhe passam por cima." Na confusão, lá lhe arranjei uma tacinha de leite (sim de vaca, lá sabia eu que eles não podem beber desse leite!!!) e meti-a a um cantinho afastado do jardim, para ele se entreter e largar a porta de casa e os pés dos humanos. Mas mal acabou o leite e lá estava ele outra vez, enrolado nas minhas pernas e a ronronar. Fechei-o na casa de banho, com uma mantinha e mais uma tacinha de leite morno.
No final da festa, foi devolvido à rua.

No dia seguinte, abri a porta, e lá estava ele: ronronronronronron... E nos dias que se seguiram durante perto de uma semana. Até que desapareceu uns 2 ou 3 dias. Fui dar com ele, metido debaixo de um carro, a miar desesperado, todo sujo de lama, a tremer com medo e com uma patinha trespassada de lado a lado e tão inchada que valia por duas. Lá fui eu para a veterinária, a conduzir de gato ao colo, enrolado numa mantinha. Trouxe-o para casa, de penso feito, com um carregamento de antibióticos e analgésicos, amostras de comidinha e muita apreensão.

Autor: Assunção
Bombom
Ficou uns 15 dias a morar na minha casa de banho, uma caixinha de sapatos a fazer de cama, a tampinha da dita caixa, forrada a papel de alumíno e com areia a fazer de wc. Não se conseguia mexer sozinho. Era eu que tinha de estar constantemente a ver se ele tinha fome ou sede ou se queria fazer um xixi. Ele miava e eu corria a pegar nele para o meter no sítio correspondente. O meu marido lá suportou a presença do bicho porque, coitadito, estava inválido.

No dia em que chegou a casa e o Bombom (que entretanto até já tinha nome e tinha sido plenamente adoptado pelas duas catraias) andava, alegremente, a saltar por cima da mobília, deu-lhe logo o veredicto de que estava na altura de ir à vidinha dele. Com pena, fiz-lhe uma casinha no jardim, meti-lhe lá fora as tijelinhas da comida e o wc a um cantinho. Todos os dias, mal abria a porta de casa, era agraciada com um ronronar cheio de meiguice e, mal o meu marido saía, entrava o Bombom.

Andava sempre atrás de mim, na rua andava ao meu ombro tal e qual um papagaio de um pirata. Ía comigo buscar as crianças à escola. Quando eu ía sair de carro ficava sentado frente ao portão à minha espera. Quando eu estava meio doente ficava ali horas a dar-me "beijinhos".
Nunca tive, nem conheci animal mais meigo, mais atencioso, mais dengoso do que o Bombom.

A vidinha lá foi correndo, mês após mês, o Bombom a viver no jardim, a entrar em casa à socapa e sempre, sempre a ronronar.

Uns dias antes do Natal, uma amiga veio a minha casa e ficou até tarde. Como já não tinha maneira de ir para casa, ofereci-me para lhe dar boleia.
Quando saímos, lá ficou o Bombom sentado no lancil, frente ao portão, como sempre fazia... Demorei cerca de meia hora.

Ao chegar a casa, olhei para o passeio e vi-o caído. Senti o coração tão apertado!!! Estacionei à doida, saí do carro a correr, fui direita a ele, saía-lhe da boca um fio de sangue, havia sangue no meio da estrada.
Fiquei histérica, não conseguia parar de chorar, agarrei nele e toquei à campaínha. O meu marido mal me viu voltou a fechar a porta para as garotas não verem a cena, convenceu-as a ficarem dentro de casa e veio tentar tirar-mo dos braços.

Teve que desistir. Enquanto o senti quente, apesar de saber que já estava morto, não o larguei, andava com ele no meu colo, de um lado para o outro, a chorar e a rogar mil pragas a quem o atropelou... Não o conseguia largar. Acho que estive horas ali, a fazer-lhe carícias, a pedir-lhe por favor para acordar. Por fim, o meu marido lá me convenceu a largá-lo, acedi mais por exaustão do que por vontade. Pedi-lhe para o enterrar no canteiro das rosas. O meu Bombom... Muito chorei eu nos dias que se seguiram.

Antevéspera de Natal, estava em casa de uns amigos, chega o meu marido todo apressado, atrapalhado, corado, tira o capacete (o moço é motard), saca da mochila e com um brilho nos olhos diz: "Abre é para ti", a mochila mia!!! Abro e sai-me uma gatinha linda, pequenina e completamente em pânico devido a uma longa viagem de mota. Agarrei-me a ela a chorar, agarrei-me a ele a rir... O homem que não suporta gatos ofereceu-me um!!!!!!!!

Hoje cá tenho a minha Duquesa, mais 3 filhotes dela, que me dão cabo do juízo, mas o meu Bombom não me sai do coração.

É verdade... as rosas estão mais lindas do que nunca, enormes, perfumadas e com cores completamente deslumbrantes, acho que é o Bombom a dizer-me Olá, lá do céu dos gatinhos!