Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=194
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2004/04/30 10:40

No Porto, Cerca de 50 Gatos Precisam de Si

Desta vez a solidariedade é precisa para os lados mais a Norte do nosso simpático país, onde nascer cão ou gato é tantas vezes má sorte.

Um Final Feliz. Depois de tanto sofrimento o Mel e o Newman encontraram amor e carinho junto de uma nova dona, vários manos esperam ansiosamente pelo mesmo.
Devido a uma acção de despejo de uma casa da Rua do Bom Sucesso, foram parar ao Canil Municipal do Porto 52 gatos. A sua sobrevivência depende de nós, depende de quem localmente tem movido montanhas para os libertar, depende de si, que pode adoptar, acolher temporariamente ou ajudar a pagar uma pequena parte da despesa de toda esta autêntica operação de resgate.

Já lá estão há algumas semanas, sem condições nenhumas, amontoados em cubículos de cimento. As jaulas são minúsculas e quase sem luz... por mais boa vontade que os funcionários tenham, não conseguem tê-los em melhores condições.

A própria Veterinária do Canil do Porto empenhou-se em obter junto do Tribunal a sua libertação, uma vez que os gatos são meiguíssimos e muito bonitos. E finalmente, depois de semanas de esforços, conseguiu-se que o Tribunal desse ordem para que os 52 gatos fossem libertados para adopção.

Somos lindos e meigos. Agora já temos casinha
São gatos extremamente meigos, habituados à companhia e atenção das pessoas e estão no canil em condições miseráveis. Aproximam-se das grades suplicando festinhas e é doloroso vê-los a lutar entre si para terem o privilégio de sentir uma mão amiga, um gesto de carinho.

Um pequeno grupo de amigos dos animais uniu-se e tem estado a retirar os gatos, porque os canis municipais não são pensados para estadias prolongadas. Estes pobres, de nem se puderem mexer há tantas semanas, começam a ficar com problemas musculares, já para não falar de todo o tipo de problemas de saúde que, inevitavelmente começam a surgir com a diminuição das capacidades de resistência.

Neste momento alguns encontram-se internados para esterilizar/castrar ou para tratamento, 4 adultos foram adoptados e 13 morreram.

Mas restam cerca de 40 gatos, a quem a vida, o progresso, pregou uma desagradável partida e que não sabem nem podem defender-se.
Já há 3 gatinhos bebés e 6 adultos esterilizados que podem ser, de imediato, adoptados. E algumas dezenas a precisar de pelo menos uma família temporária de acolhimento, que afaste em definitivo o fantasma do abate.

Os amigos que, no terreno, estão a conduzir todo o processo (eles próprias já com a sua dose bem recheada de animais), são poucos e não conseguem fazer tudo. Mas se está a ler este apelo, é porque gosta de animais. E estando perto ou estando longe, pode ajudar. Mesmo com pouco, ajude a fazer a diferença, para que em breve no fim deste artigo possa constar que a missão foi integralmente cumprida.


ADOPTE UM GATO


Alguns gatos ainda estão saudáveis e por isso podem ser adoptados. Eles são quase todos muito jovens, muitos terão menos de 1 ano, outros entre 2, 3 anos. E muitos são realmente lindíssimos. E todos eles o vão adorar. Estão esfomeados do amor que tenha para lhes oferecer.

Ao colinho da Tánia. Que bom!!!
(Eu agora já tenho casinha!!)
Pode adoptar um gato contactando para:
fabriropt@yahoo.com.br / tania.mota@portugalmail.pt
Drª Luísa Hosp.Vet. do Porto – 228348170
Ana Santos - 918474162



ACOLHA UM GATO TEMPORARIAMENTE


Não existem na área do Porto Associações de Protecção animal com capacidade para acolher 50 gatos de uma vez. A solução passa por procurar encontrar casas de acolhimento temporárias, onde eles possam ficar até ser adoptados.

A saída do gatil é urgente: para quem tem dúvidas, arrisque uma visita às instalações. Talvez os nossos animais sofressem menos com a indiferença e o abandono, se aquelas imagens não estivessem longe dos nossos olhos e corações. As condições são realmente muito más e deprimentes. Os gatos acabam por adoecer, mental e fisicamente.

Se puder, ajude um destes gatinhos. Dê-lhe um pouco do amor e conforto que lhe tem sido negado nestas últimas semanas. Dê-lhe a possibilidade de voltar a encontrar uma família.

Contacte com:
fabriropt@yahoo.com.br / tania.mota@portugalmail.pt
Drª Luísa Hosp.Vet. do Porto – 228348170
Ana Santos - 918474162



O APOIO MONETÁRIO


Esta acção de ajuda a este enorme grupo de gatos possui custos muito elevados. Apesar do apoio de alguns veterinários que estão a realizar as esterilizações a uma média de 50 Euros e as castrações a 25 Euros, são muitas operações e outros custos adicionais.

Todos os contributos são preciosos e muito necessários. Se quiser e puder ajudar estes gatos, as transferências bancárias podem ser efectuadas para um destes NIB:

NIB 003 502 590 000 802 360 065 (grupo Felinus) - com mail indicando o valor e que se destina aos gatinhos do canil do Porto para abatalha@sapo.pt

NIB 003 501 600 001 554 821 008 (D. Leopoldina) – com mail indicando o valor e que se destina aos gatinhos do canil do Porto para mariapteixeira@netcabo.pt

Todas as verbas serão canalizadas exclusivamente para o tratamento, castrações e esterilizações dos gatinhos que ainda estão no canil, e para apoiar a sua manutenção, enquanto não forem adoptados.


ESTA INFORMAÇÃO SERÁ ACTUALIZADA COM REGULARIDADE


GATOS PRONTOS PARA ADOPTAR: 0 adultos
GATOS ADOPTADOS: 37 adultos
GATOS QUE ESTÃO EM TRATAMENTO: 00
GATOS QUE PERMANECEM NO GATIL: 0
GATOS QUE PARTIRAM PARA O CÉU DOS GATINHOS: 15
Um dos últimos gatinhos a sair do canil. A imagem ilustra bem o sofrimento porque passaram ...



Destes 15 gatinhos que já partiram apenas três sairam do canil para tratamento, não resistindo. Os 12 foram morrendo ao longo deste tempo devido às condições em que se encontravam alojados.

Um agradecimentos especial à Midas, associação que se juntou a nós no apoio à D. Leopoldina e que com poucas posses tem a seu cargo o internamento de quatro.



Com regularidade no Fórum deste Site será colocada informação actualizada sobre o número de gatos adoptados, esterilizados e tratados, bem como dos donativos recebidos e despesas efectuadas.


Eles contam com a sua generosidade. Ajude-os.



Texto: Adélia Costa
Fotos: DrªLuisa /Hosp.Vet.Porto/S.Regina/Fátima Rodrigues