Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1473
Autor:
AnaBeatriz (Ana Beatriz) [ Europe/Lisbon ] 2011/04/05 10:25

Cientistas criam vacina para alérgicos a gatos

Imunologistas da Universidade McMaster, no Canadá, desenvolveram a base de uma vacina contra as alergias provocadas por gatos. A investigação ainda está numa fase inicial de aprovação mas parece garantir uma protecção eficaz a partir de quatro doses. Se tudo correr bem, poderá vir a ser uma solução para os 8% a 10% da população com reacções alérgicas a felinos, que se manifesta sobretudo na irritação da pele e dos olhos. O responsável pelo projecto disse ao que, se tudo correr bem, a vacina deverá estar disponível 2014.

Em Portugal, segundo dados apresentados pelo especialista Pedro Mata em 2005, os gatos são a segunda causa de alergia doméstica, depois dos ácaros. O trabalho revelou que 30% dos asmáticos alérgicos têm gatos e apenas um quinto opta por separar-se do animal.

A base para a vacina, a cargo de uma start-up criada em McMaster em 2008, foi conseguida após dez anos de trabalho de Mark Larché. A equipa liderada pelo investigador utilizou uma molécula segregada no pêlo dos gatos para perceber que regiões desta molécula interferem com o sistema imunitário dos doentes alérgicos. Depois desta experiência, na qual utilizaram amostras de sangue de 100 alérgicos, conseguiram isolar moléculas e recriá-las de forma sintética para que, quando forem administradas, possam reforçar o sistema imunitário dos doentes. Num ensaio clínico com 88 doentes, a equipa verificou que a vacina reduzia 40% as reacções alérgicas na pele, sem outros efeitos adversos. Neste momento a equipa está a tentar chegar à dose ideal a administrar, num ensaio clínico de fase três que em média envolve 800 pessoas.

Mark Larché relevou ainda que o grupo está a começar a trabalhar em vacinas para alérgicos a pó, relva e árvores.

Fonte: Jornal I

Autor: Reprodução
Cientistas criam vacina para alérgicos a gatos