Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1451
Autor:
AnaBeatriz (Ana Beatriz) [ Europe/Lisbon ] 2011/03/09 11:16

Cinco cães aparecem mortos nas margens do Tâmega

Pelos sintomas que os animais apresentavam, nomeadamente, língua azul e barriga inchada, "não há dúvidas que tenham morrido por envenenamento", frisou. Os voluntários da AAAC tentaram, várias vezes, agarrar os cães para os levarem para o canil, mas "eles não se deixavam apanhar", salientou Sónia Salgado. Em 2010, já tinham surgido "vários casos de cães mortos, também, por envenenamento", disse a mesma responsável.

Apesar das suspeitas de envenenamento, "é sempre muito complicado chegar ao culpado", adiantou à Lusa o responsável pelo Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) da GNR de Chaves, Cristiano Fernandes. Além disso, frisou, "este tipo de crime é feito às escondidas e, regra geral, nunca são deixados vestígios o que torna a investigação muito mais complicada".

Há cerca de três dias, a GNR recebeu uma denúncia anónima por causa dos cães, mas "não deram tempo de actuar", salientou o responsável do NPA. Na terça-feira, os animais vão ser submetidos à necrópsia para fazer prova se se tratou, efectivamente, de morte por envenenamento. "Mas, este exame nem sempre é conclusivo", informou o veterinário municipal, Sotero Lopes.

Fonte: DN