Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1365
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2010/09/06 18:29

Os Gatos e a Gravidez, Bebés e Crianças


Autor: Sónia Costa
Gui e o guardião/amigo Ozzy




De todas as razões de abandono de animais, a toxoplasmose, a par das alergias, tem sido a que se encontra no topo da lista, vitimizando principalmente gatos, mas também – pasme-se – muitos cães.


O alarmismo e o desconhecimento que ainda proliferam numa grande fatia da sociedade e, pior, entre um grupo ainda demasiado extenso de profissionais da classe médica, são graves e têm consequências por vezes fatais para os, até então, companheiros de estimação das famílias que recebem a feliz notícia de uma gravidez. Nessa altura, o gato ou o cão tornam-se subitamente um risco que tem de ser eliminado. De um dia para o outro, o Bobby e o Tareco deixam de ser o centro das atenções e o anjo da casa, para serem recambiados para casas de familiares, entregues a instituições já a abarrotar, abandonados à beira da estrada, deixados à sua sorte ou levados ao veterinário para “adormecer”, entre inúmeras outras soluções, mais ou menos “humanas”.





Autor: IncaFisga
Inês e Misha no berço
Autor: Teresa Rocha
Inês, Tico e Teco

Mas há felizmente um outro segmento da sociedade que está bem informado, que não é alarmista e que preza o amor incondicional que um gato ou cão lhe dedicou durante o tempo de convivência com a sua família humana. Nesse segmento estão utilizadoras do Felinus e Cia, que foram entrevistadas com o intuito de descreverem as suas experiências, e com essas entrevistas se montar uma reportagem com pequenos testemunhos. No entanto, cada um desses relatos revelou-se singularmente tão importante, e as fotografias que acompanham os relatos tão interessantes, que aproveitar toda a informação relevante daria para um pequeno livro e transformaria um simples artigo numa longa dissertação. Assim, a opção foi individualizar cada uma das entrevistas num artigo próprio, cuja publicação hoje se dará início.


Este NÃO é um artigo sobre toxoplasmose, do ponto de vista médico ou científico. Essa informação já existe nos arquivos do Felinus e Cia. desde 2005, e pode ser lida AQUI. Pretende-se com esta série de entrevistas divulgar as experiências de pessoas reais, que transmitam aos leitores segurança, eliminem os demónios e receios habitualmente associados a esta doença e fomentem um saudável convívio entre grávidas, bebés e crianças com animais.


Lembre-se também deste aspecto tantas vezes negligenciado: tão ou mais importante do que saber se é imune à toxoplasmose, é testar os seus animais para este parasita. Se eles não o têm e se são gatos exclusivamente de interior, alimentados com ração seca, como poderão alguma vez transmitir-lhe algo que eles próprios não têm? Fez-se luz? Óptimo! Desfrute da companhia e amor dos seus animais e veja os seus filhos crescerem felizes.


Este é um projecto que teve início em Março de 2008 mas que não tem data de término, pelo que todas as mães ou futuras mães que queiram partilhar com os leitores a sua experiência pessoal, estão desde já convidadas a entrar em contacto com a autora. Para o fazer, basta enviar um mail para pipa.felinus@gmail.com ou deixar um comentário a este artigo.






A todas aquelas que já participaram, um profundo agradecimento pela confiança e pela paciência.



Autor: novatos
Xavier na brincadeira com a Margarida




Para ler as entrevistas, carregar nos links abaixo:

Entrevista 1: Teresa Rocha (2008)