Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1149
Autor:
Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2007/12/03 18:13

MIDAS sensibiliza alunos para deveres dos donos dos animais

O Midas - Movimento Internacional em Defesa dos Animais, em Matosinhos, vai sensibilizar em 2008 os alunos das escolas do concelho para os deveres dos donos dos animais, numa tentativa de reduzir o número de cães abandonados.
Autor: http://www.portaldacrianca.com.pt/

Dulce Mota, da direcção do Midas, afirmou hoje à Lusa que esta campanha vai arrancar no início de 2008 e visa sensibilizar directamente as crianças para o problema dos animais abandonados.

«O objectivo é que, a longo prazo, esta campanha dê frutos», afirmou Dulce Mota, acrescentando que o que se pretende é «prevenir o abandono dos animais alertando os mais pequenos».

Esta campanha, denominada «Matosinhos cidade amiga dos animais», conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e do Hospital Veterinário do Porto.

Segundo Dulce Mota, a campanha percorrerá todas as escolas de Matosinhos, «porque os pequeninos captam tudo».

«Cerca de 90 por cento dos animais que acolhemos não nasceram na rua, tiveram um dono», disse.

Sustentou ainda que «cada vez há mais cães abandonados».

Segundo referiu, a crise económica que afecta Portugal contribui também para um maior abandono de cães, sendo que este ano «a situação piorou muito».

«Este ano foi pior, devido às dificuldades económicas das pessoas. Além do abandono no Verão, ficámos com muitos cães ao longo de todo o ano», disse Dulce Mota, acrescentando que «quase diariamente alguém bate à porta do Midas a pedir ajuda».

O Midas, que tem instalações em terrenos da autarquia, em Santa Cruz do Bispo, acolhe cerca de 200 cães e 20 gatos.

«Conseguimos dar para adopção cerca de 300 cães», disse a responsável, contando que os cães acolhidos no Midas são, na sua maioria, provenientes do canil municipal, e muitos deles de raça.

«Temos tido cães pit bull, que foram resgatados pela PSP, bem como labrador, boxer e doberman», disse Dulce Mota, lamentando que, «neste momento, nem o sangue azul os salve».

No âmbito de fazer face às despesas do Midas, a Gamm Vert Matosinhos promove uma campanha, denominada «Tudo pelos nossos amigos», em que apela à sensibilização e ajuda a cães e gatos abandonados através da angariação de padrinhos para os animais do Midas.

Esta loja promove ainda uma recolha de alimentos e acessórios para «o bem-estar» destes animais.

Dulce Mota referiu ainda que o Midas está a promover, até ao Natal, um bazar no centro comercial Brasília, no Porto, para angariar fundos.

Também o Hospital Veterinário do Porto está a promover uma campanha de recolha de alimentos para os animais do Midas.

O Midas é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1998. Dedica-se à recolha, tratamento e entrega para adopção de animais doentes, abandonados ou perdidos, sobretudo cães e gatos.

Diário Digital / Lusa , de 19-11-2007 11:09:00

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=305269