Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1125
Autor:
MMonte (Madalena Monte) [ Europe/Lisbon ] 2007/10/18 12:06

Doces caseiros que ajudam a pagar tratamentos de gatos doentes

“A ideia surgiu quando me veio parar às mãos uma abóbora e algumas laranjas e pensei no que fazer com as mesmas… Daí surgiu a ideia de fazer uns frasquinhos de doce para angariar dinheiro para ajudar a pagar as dívidas na clínica João XXI, dos gatinhos da União Zoófila…”

Autor: Maria da Luz
Estas são as palavras com que Maria da Luz, conhecida por “Mariagata” no fórum do Felinus, iniciou a abertura de um tópico para venda de frasquinhos de doce caseiro e assim contribuir para pagar as dívidas deixadas na clínica no tratamento de gatos doentes entregues na União Zoófila.

São utilizados frascos de 200 ou 250gr reciclados, onde é vendido o doce caseiro feito pela Mariagata. O valor angariado pelos doces é entregue na UZ ou transferido para um número de conta indicado.

O primeiro doce a ser feito foi o de abóbora com laranja, a que se seguiram outros sabores, por insistência dos foristas do Felinus. Desde o primeiro pote de doce que foi um sucesso e a nossa "doceira de serviço" não tem mãos a medir.

Para que conheças melhor esta iniciativa e a Felinusdependente que teve esta ideia original, apresentamos-te uma entrevista feita à nossa "doceira-gata".

Felinus - Como surgiu esta ideia de fazer doces e assim angariar dinheiro para ajudar a pagar as dívidas em clínicas ?
Mariagata - Na ânsia de querer ajudar nas imensas situações de carência que diariamente bombardeiam o fórum, um dia, quando os meus pais me perguntaram se eu queria uma abóbora, iluminei-me! E pensei… "por que não aproveitar este dom que Deus me deu, ou seja uma certa mãozinha para doces e compotas?" E então juntou-se «a fome com a vontade de comer»: ajudar fazendo uma coisa que eu até gosto de fazer! E como as dividas às clínicas estavam e estão, infelizmente, sempre a aumentar, achei que o dinheiro angariado nos doces iria ajudar a fazer alguma diferença.

Autor: Maria da Luz

Felinus - Qual a tua reacção perante o sucesso desta iniciativa ?
Mariagata - A minha reacção perante a rapidez com que se venderam os doces, foi de medo: "Meu Deus, e se o pessoal não gostar do doce de abóbora com laranja? Vai ser um fiasco e não vou conseguir vender a próxima remessa", era só o que eu pensava. E quando começaram a chover palavras de incentivo e elogios ao doce, fiquei radiante! E ainda agora, quando transfiro valores para abater às dívidas, sinto um enorme prazer por estar a fazer algo que as pessoas apreciam e que de boa vontade compram para ajudar.


Felinus - Esperavas que esta iniciativa durasse todo este tempo ?
Mariagata - Nunca esperei que esta iniciativa tivesse pés para durar tanto tempo. Como em tudo, com o tempo as pessoas começam a perder o interesse. Mas até agora, não me posso queixar, para bem dos peludinhos.


Felinus - Como obténs os potes para os doces que fazes ?
Mariagata - Para que o preço dos doces não aumente, tenho feito uma autêntica campanha de angariação de frascos e frasquinhos e têm sido muitas as pessoas a dar frascos. Agora, na próxima fornada que é antes do Natal, quero ver se vou comprar uns frasquinhos bonitinhos, não vá dar-se o caso de alguém querer comprar para oferecer.


Felinus - Já têm pedido para iniciar uma lojinha online com estes doces, continuando com a iniciativa. O que pensas sobre isto ?
Mariagata - Quanto à lojinha online penso que mais cedo ou mais tarde vai ter que surgir, não só para continuar com os doces mas também porque gostaria de introduzir outros produtos caseiros como por exemplo, pimentão, flor de sal com ervas aromáticas, vinagres e azeites aromatizados, licores, etc. O único senão é a disponibilidade. Trabalho toda a semana das 8/9 horas às 18/19 horas. E ao sábado ainda vou à UZ.
Esta iniciativa só é possível graças à enorme vontade em ajudar de todos os que compram os doces e também à minha filha, JoVet, que me ajuda muito, principalmente a actualizar as mensagens sobre os doces feitos e na gestão de venda dos mesmos.


Resta ao Felinus agradecer em nome dos bichanos à Maria da Luz, pela sua iniciativa e boa vontade em contribuir para o pagamento dos tratamentos efectuados em clínicas veterinárias a animais em risco.




Para acompanhar o tópico no fórum relativo a este assunto, saber os sabores actualmente disponíveis, preços, forma de pagamento, de encomenda e de entrega, deves ler tudo aqui: http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=6701 (só acessível a utilizadores registados e depois de feito login no site)