Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


=== PERFIL ===
Alterar
 
Ver Galeria
Ver Anúncios
Ver distribuíção de votos
Ver fotos preferidas
 
Ver Animais
 
Enviar MP




AOAAA (Associação Os Amigos dos Animais de Almada)

Localidade: Charneca da Caparica
Ocupação: Associação Particular sem fins lucrativos que acolhe cães abandonados
E-Mail: aoaaalmada@gmail.com
Página WWW: www.aoaaa.web.pt
Data nascimento: 1982-12-07

A Associação “Os Amigos dos Animais” foi criada a 7 de Dezembro de 1982, em Almada, pela mão de um grupo de nove amigos dos animais que inicialmente se reuniram no Salão das Carochas em Almada Velha.

Foi do seu esforço e dedicação que surgiu a primeira instituição zoófila de Setúbal.

Sendo a primeira associação dedicada aos direitos dos animais em todo o Distrito, foi-lhe reconhecida “utilidade pública” por decisão da Assembleia Municipal de Almada, datada de 4 de Março de 1983.

Conforme deriva dos seus Estatutos, a principal missão desta Associação consiste em “melhorar de todas as formas ao seu alcance, as condições de vida dos animais”.

Este foi o mote para as inúmeras actividades realizadas pela Associação Os Amigos dos Animais de Almada, assegurando aspectos tão importantes como a protecção dos animais, o cuidado e manutenção de assistência médica, tentando minorar o sofrimento mesmo aos animais que eventualmente não possam ser recuperados.

A Associação tem a seu cargo o canil da Aroeira, onde alberga um número médio de 250 animais, na sua maioria abandonados nas nossas instalações.

O canil da Aroeira tem ele próprio uma história curiosa, já que começou por ser um terreno particular cuja locatária dava abrigo a animais que se encontravam abandonados, vindo mais tarde a solicitar a ajuda da Associação por não conseguir sustentar todos os animais que ali foi reunindo.

Actualmente, este espaço que conta já com 20 anos de existência e que se implantava no meio de um pinhal, está já localizado numa zona urbana, o que, em conjunto com o facto do referido terreno não pertencer à Associação mas sim a um particular, nos impede de efectuar melhoramentos definitivos por forma a criar um canil/gatil com as condições que os animais merecem e que a Lei exige.

Nos últimos anos têm vindo a ser criadas enormes melhorias na qualidade de vida dos nossos animais, especialmente no que diz respeito à salubridade do espaço e ao acondicionamento dos animais, mas todos os melhoramentos são efectuados de forma provisória, de modo a permitir a desmontagem dos equipamentos no feliz dia em que tivermos um terreno onde possamos criar em definitivo as melhores condições de vida para os nossos animais.

A questão da localização da Associação em terreno próprio e autorizado para o efeito, está dependente de uma decisão futura, que se espera obtida em tempo útil por parte da Autarquia, já que a Associação, a única existente no Concelho, tem vindo a desenvolver um trabalho comunitário que defenda os animais e o meio ambiente onde estes estão inseridos, tendo já dado provas da realização do seu trabalho.

Só em conjunto com todos os cidadãos e com as entidades interessadas em promover o bem-estar animal e humano do nosso concelho, será possível atingir os objectivos a que nos propomos.

TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus