Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Centro de acolhimento para cães abandonados

Autor: JN, Fernando Timóteo
Espaço guarda 150 cães, aos quais é dada uma segunda oportunidade. Isto é, aguardam um novo dono


Dar uma segunda oportunidade aos cães abandonados na via pública é o objectivo declarado do Centro de Acolhimento de Animais Abandonados, inaugurado ontem (Dia Mundial dos Animais), em Custóias, Matosinhos. Aproveitando um terreno municipal, cedido à associação MIDAS (Movimento Internacional de Defesa dos Animais), ali serão recolhidos 150 cães até que encontrem um novo dono.


O centro fica, propositadamente, junto ao Canil Municipal de Matosinhos (perto do Monte de S. Brás), destino anual de cerca de 750 animais que são capturados na rua pelos serviços camarários. E que, após uma permanência de cinco dias no canil, têm de ser abatidos.


"Estes animais merecem uma segunda oportunidade na vida. Muitas pessoas acham-lhes piada quando são pequenos, mas abandonam-nos quando crescem. Mas quem não respeita os animais também não consegue respeitar as pessoas. Este centro, que corporiza uma parceria de três anos com o MIDAS, é um espaço de estadia para animais em fase de adopção e visa incrementar a quantidade de cães que encontram novos donos", referiu o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.

O terreno cedido pela autarquia ao MIDAS tem cerca de 2400 metros quadrados e 70% da sua área é constituída por mata de pinhal e carvalhos.

Espaços amplos

No centro foram construídos seis compartimentos com grandes áreas, dentro dos quais existem espaços cobertos, áreas impermeabilizadas e áreas naturais. Cinco compartimentos têm 108 m2, um 203 m2 e o centro dispõe, ainda, de um espaço para acolhimento de crias, armazém de rações e sala de tratamentos veterinários, instalada em contentores monobloco.

Dulce Mota, da Direcção do MIDAS, sublinhou que "ainda há muito trabalho a fazer".

"As pessoas refugiam-se no aconchego do lar e esquecem-se do que há no exterior. E há muitos a precisar da nossa ajuda, das crianças, aos idosos, passando pelos animais", afirmou.

Entretanto, está a decorrer uma campanha de recolha de rações, que poderão ser entregues nas escolas, no centro de acolhimento ou na autarquia. No fim-de-semana, decorrerá no Passeio Atlântico a Festa do Animal.

Autor:
Reis Pinto
Fonte:

http://jn.sapo.pt/2006/10/05/porto/centro_acolhimento_para_caes_abandon.html




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 10:00

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/24 08:11
ainda bem que ha camaras a tomar estas iniciativas. Pena que ainda existam canis municipais cujo o destino dos animais e a morte. Portugal foi um dos primeiros paises a abolir a pena de morte para os humanos criminosos. Para quando a abolicao da pena de morte para os animais que nunca fizeram mal a ninguem e, cujo o unico crime foi pertencerem a humanos que os regeitaram????

» 928mux ( Cristina Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/11 15:39
Se me é permitido uma correcção em relação ao canil municipal não são cinco mas oito dias e o mais importante não têm obrigatoriamente de ser abatidos (veja se exemplo de outros municipios) de qualquer das formas Parabéns pela iniciativa se todas as câmaras o fizessem a situação melhoraria a olhos vistos e .... não esquecer as ESTERILIZAÇÕES .

» Chico ( Marta) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 15:01
smile.gif
Muito boa iniciativa. Acho que se todas as câmaras tomassem medidas deste género podia-se resolver em grande parte dos problemas dos animais errantes. E claro que o programa de esterilização devia tb ser incluído (se possível).
Vou mandar mail a dar os parabéns á CM Matosinhos. smile.gif

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 12:15
clap.gif boa
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus