Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatos infernizam vida de moradores de uma ilha

Dezenas de gatos são atraídos diariamente à Rua de Augusto Simões pela comida que uma moradora lhes dá. A dois passos do centro da Maia

A dois passos do centro da Maia, nove famílias, com oito crianças, vivem numa ilha 'cercada' por dezenas de gatos. Todas as noites, assinalam os relógios as 21 horas, uma moradora abre alguma latas de alimentos para animais e os bichanos não se fazem rogados, invadindo todos os recantos da pequena ilha. Por não ser visível a quem passa na Rua de Augusto Simões, a porta com número 410 esconde um drama quotidiano. Por se tratar de propriedade privada, a Câmara da Maia diz que não pode actuar.

"É impossível. A senhora chega a casa cerca das três horas da tarde e os bichos começam logo a aparecer, pelos telhados. À noite é impressionante, pois parece que os animais sabem que é hora da refeição. São às dezenas. Grandes, pequenos, estropiados, cheios de mazelas. Além do barulho, deixam tudo cheio de excrementos", referiu Rosina Gomes, moradora.

A invasão dos bichanos deixa outras marcas desagradáveis e que constituem autênticos atentados à saúde pública.

"Não vai há muito tempo, uma gata entrou por um telhado e teve uma ninhada no sótão. Um ou mais gatitos morreram, porque não conseguiram sair e estiveram ali a apodrecer. Quem lá morava acabou por deixar a casa, pois já não aguentava esta situação", revelou outra moradora, que preferiu não se identificar.

Ao mau cheiro e aos dejectos juntam-se as moscas, "enormes", "que não nos largam", enfatiza Rosina Gomes.

"Passo a vida a limpar a porcaria dos gatos, mas sou reformada e não tenho dinheiro para andar a gastar em água e lixívia para limpar a porcaria dos outros. Tenho uma netinha com cinco anos, que passa vida doente por causa dos bichos . E, como se não bastasse, a senhora ainda tem em casa duas cadelas e não sei quantos gatos. Nem as janelas posso abrir", conta, revoltada, Rosina Gomes.

O problema tem vindo a piorar, pois quando uma gata tem uma ninhada "a senhora fica com eles", afiançam, ainda, os moradores. "Ela bem diz que vai ver se dá os bichos a alguém, mas quem é que vai querer tanto gato?", interroga-se Rosina Gomes, enquanto sacode mais uma mosca

O JN tentou, sem êxito, ouvir a moradora visada.

Câmara não pode entrar em propriedade privada

A Câmara Municipal da Maia desconhece o drama em que vivem as nove famílias na Rua de Augusto Simões mas sublinha que dificilmente poderá intervir. "Tratando-se de propriedade privada, a autarquia não pode actuar de sua livre iniciativa. Os moradores terão de queixar-se ao proprietário da ilha ou denunciar o caso na Delegação de Saúde", afirmou uma fonte do Gabinete de Comunicação da Câmara.


"Só se problemas ocorrerem na via pública"

A autarquia explica que "é fácil reclamar. Basta dirigirem-se ao atendimento aos munícipes, que posteriormente os encaminha para a Divisão do Ambiente. É preenchido um formulário muito simples e os serviços actuam depois. Mas só se os problemas ocorrerem na via pública, como é o caso de pessoas que deixam na rua comida para os animais", sublinhou a mesma fonte.


Reis Pinto Adelino Meireles
JN, 08/10/06

http://jn.sapo.pt/2006/10/07/porto/gatos_infernizam_vida_moradores_uma_.html




- cmarujo (Carla Araújo) [ Europe/Lisbon ] 2006/10/07 22:44

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» fabriro ( Fátima Rodrigues) » [ Europe/Lisbon ] 2006/12/13 00:19
Este caso teve hoje um desenvolvimento, infelizmente mt triste. sad.gif Apesar de feitas tentativas junto da Camara pedindo ajuda na resolução deste problema ( apenas um canto para pós operatórios ) e apesar de saberem que várias pessoas iam pegar nestes animais e muda-los para outra colónia castrados e esterilizados os gatinhos foram hoje envenenados sad.gif Vários morreram agonizando, alguns ainda foram levados para o vet numa tentativa de lhe dar uma morte menos dolorosa ....o ser "desumano" é isto.... Os que se conseguirem salvar vão ser mudados de lugar e postos a salvo destas bestas ...

» Kitty_Oliveira ( Cristina Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2006/11/14 17:31
Isto é um "perfeito" exemplo do País que temos no que respeita ao tratamento e falta de respeito pelos Animais! De facto, esta senhora o que faz é com boa vontade em ajudar os bichinhos, precisa apenas de ajuda de alguma Associação para ajudar a esterelizar as gatinhas, por exemplo, ou até encaminhar alguns dos gatinhos para adopção. Porcaria fazem muitas pessoas, ditas "civilizadas" nos restaurantes, cafés, etc...deitam tudo para o chão, etc..etc....e a netinha da outra Sra. não deve ser por causa dos animais que está doente. Assim é que depois metem na cabeça das criancinhas que os animais são uma porcaria!! Pois é....estou tão irritada que isto agora nunca mais acabava.......será que é possível contactar alguma associação de animais na área para assistir/ajudar a senhora?

» 928mux ( Cristina Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/16 16:44
Meu Deus, tanta estupidez até dá vómitos . Estes "jornalistas" e estas Rosinas são realmente uma lástima, pobre país que assim alimenta as frustações e incompetências.

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/14 22:43
Péssimo jornalismo ! Não há pachorra para aturar tanta asneira !

» bastet1 ( anabela rodrigues) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/13 00:43
A estupidez humana nunca deixa de espantar!!
é óbvio que a senhora que alimenta os animais, o faz porque desconhece outra forma de os ajudar a sobreviver.
fá-lo por ter pena da pouca sorte deles.
se os vizinhos estão tão indignados que percam tempo, não a reclamar mas a arranjar soluções junto da Junta de freguesia e camâra municipal.
existem associações que tb podem ajudar estas ninhadas q nascem como cogumelos e há que prevenir o nascimento de mais através da esterilização dos animais deste grupo.
Quanto ao problema dos dejectos só posso dizer isto, toda a vida tive gatos e nunca conheci nenhum que defecasse fora do seu lugar habitual.
Os gatos são mais higiénicos do que muitos mamíferos superiores!!
Enfim, são os gatos que estão a pagar a frustração destes moradores, que possivelmente só precisam de um motivo mediático para que a autarquia os possa realojar em casas novas e quase de graça! Tem sempre que haver bodes expiatórios, porque não os gatos?

» cristinamorim ( Cristina Amorim) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/11 17:12
Todas estas situações são absurdas.
*Os visinhos que se queixam (para aparecerem no jornal ou na TV), mas não ajudam (porque isso dá trabalho).
*O tal inquilino que não aguentou o cheiro do gato morto e foi embora( mas não foi lá ver o que se passava antes, pois os animais fazem barulho, ou será que ele era surdo?), tanto melhor para os bichanos.
*Os dejectos dos animais no chão (será que eles não sabem que os gatos têm hábitos de hegiene, e fazem sempre no mesmo sítio?
*A neta da senhora estará sempre doente por causa dos bichos???? Humm... há muito tipo de bichos( já tive vários gatos no meu quintal e nunca lá vi moscas, até porque eles são muito asseados)
Acho que o que falta á nossa população, é educação e civismo.
Beijos

» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 23:41
Nem sei que dizer para comentar tamanha estupidez!!!!!

» ana curto ( ana curto) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 00:16
O título, p variar, é mesmo um exagero... >-(

» Pomba ( Cecilia ) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/10 00:08
É triste que os jornalistas se dediquem a escrever artigos nestes termos...só demonstra a falta de humanidade e de formação sad.gif

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/09 15:28
sad.gif Pobres animais, falam em chamar a Câmara Municipal mas em controlar a população de gatos de forma razoável como através da esterilização não falam. Não é por nada mas pela maneira como os moradores se pronunciaram parece-me que são eles os "porcos" (sem ofensa para os porcos) e não os gatos.

» cf_rodrigues ( Carla) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/09 12:21
enfim, pobres dos bichos serão sempre eles as vitimas!

» camponesa ( Vanda Nobre) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/09 11:34
Sinceramente, já não há pachorra para o jornalismo de má qualidade que muitas vezes se pratica quando em questão está o problema dos animais errantes no nosso país. Essa da "ilha cercada por dezenas de gatos", como que de um autêntico Oceano Gatlântico se tratasse, está para além dos meus limites de tolerância. Até me faz lembrar o filme a "Noite dos Mortos Vivos" (mas com gatos), com tais metáforas de trazer por casa.

Imagino perfeitamente o problema pelo qual os moradores daquela zona estão a passar, mas pelos vistos esses vizinhos que tanto sofrem preferem atacar a senhora que alimenta os animais do que entrar em diálogo cordial com a mesma e, todos juntos, tentarem arranjar uma solução. É tão fácil voltar a cara, culpar o Governo ou coisa que o valha, e fingir que os problemas não são nossos!

» Chico ( Marta) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/09 10:44
"Uma gata teve uma ninhada no sótão ...... os gatinhos que não conseguiram saír morreram e estiveram ali a apodrecer.... as pessoas que moravam tiveram de saír pq não aguentavam a situação...."
Mas quando os gatinhos gritavam e morriam de fome não incomodava? Se tivesse ido lá alguém tirá-los decerto não ficavam a aprodrecer !
O que a CM Maia devia fazer era esterilizar a colónia.....e os vizinhos incomodados que ajudassem....

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2006/10/09 09:50
Segundo o q percebi n se trata propriamente de uma pet-hoarder.... mas sim de alguem q n se importa de fazer aquilo toda a gente sabe falar mas ninguem faz nada mad.gif....
"...tenho uma netinha de 5 anos q passa a vida doente por causa dos bichos...?......" só se estiver em contacto com eles, a n ser q a limpeza q tem em casa tb n seja das melhores mad.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus