Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatos abandonados encontram refúgio na blogosfera


Cinco gatinhos encontraram, através de um blogue, uma gata com gravidez psicológica a precisar de uma ninhada. No Porto há mulheres que fazem dos gatos a sua paixão, e da Internet o meio para encontrar quem as ajude a cuidar deles

Adorados quando obedecem à primeira ordem e fazem aquelas acrobacias que entretêm os convidados, muitos animais domésticos vêem-se, à primeira dentada no sofá ou quando fazem do tapete da sala a sua casa de banho favorita, transformados num estorvo que donos menos pacientes querem ver longe da vista. São várias as instituições que fazem a recolha desses bichos abandonados, como a Sociedade Protectora dos Animais (SPA). E nos últimos anos até tem proliferado a oferta de serviços de guarda de cães durante a ausência dos donos. A última novidade chegou com a Internet, que ajudou a promover uma rede de cuidadores, atentos aos problemas da bicharada. Na blogosfera, são vários os movimentos, e os gatos do Porto já têm quem os proteja. Chama-se Bichanos do Porto, e, a partir dele, dezenas de felinos escaparam ao olho da rua.

O Bichanos do Porto é um blogue dedicado ao alerta de situações de abandono e maus tratos de gatos. Foi a forma que uma dúzia de mulheres do Porto encontrou para expor, através da Internet, os casos de gatos que necessitam de uma família, de cuidados e de afecto. "A ideia nasceu quando no site felinus há cerca de quatro anos, apareceu um apelo acerca de umas pessoas que iam ser desalojadas, o que implicaria a entrada no canil de mais de 50 animais. Os gatos sem dono que entram no canil são abatidos e gatos com dono só saem de lá mediante ordem do juiz, caso contrário ficam lá até à morte. A malta do Porto começou a organizar-se para conseguir famílias que os acolhessem e assim foi nascendo a nossa amizade", explica Sónia Rodrigues.

"O que funciona é o passa-a-palavra"
Sónia conta que as dúvidas acerca do tratamento dos gatos eram frequentes e que a troca de e-mails era "mais que muita". "Uma de nós lembrou-se de criar um grupo para podermos operar de forma mais organizada e estarmos todas em sintonia. É aqui que aparece o Bichanos do Porto. Um blogue para expormos os casos que temos em mão", conta Sónia. Através de fotografias e da história dos gatos, as promotoras do Bichanos tentam cativar famílias interessadas em ter um animal doméstico a adoptarem um dos felinos disponíveis.

Uma das histórias felizes que passaram no Bichanos do Porto foi a de uma ninhada abandonada por uma mãe novinha, pouco experiente e assustada. Os cinco gatinhos foram recolhidos e ficaram durante a tarde com a Camila, uma amiga do Bichanos que teve a difícil tarefa de lhes dar o leite de substituição e de estimular a barriguinha a cinco gatinhos assustados, algo que, em condições normais, seria feito através das lambidelas da mãe. Ao mesmo tempo surgiu um pedido de ajuda de uma pessoa que tinha uma gata que desenvolvera uma gravidez psicológica. Juntaram-se os gatinhos à mãe adoptiva e, apesar das diferenças de cor e pêlo, mãe e filhos ficaram felizes.

Vender artesanato para pagar despesas
Mas, por vezes, é difícil encontrar famílias em número suficiente para as necessidades e a opção é ir recorrendo àquilo a que chamam FAT (famílias de acolhimento temporário) ou tentar tratar os gatos nas ruas. "Temos consciência de que há gatos que só são felizes na rua. Deprimem-se se são fechados em casa, deixam de se mexer e de comer", vinca Tânia Mota, outro membro do Bichanos.

Apesar da paixão, este trabalho tem custos: as idas ao veterinário, a alimentação dos animais, entre outras coisas que garantam o mínimo de conforto aos gatos. Os apoios que chegam ao Bichanos do Porto vêm de particulares, em dinheiro ou géneros, e esta "associação" usufrui de alguns descontos em veterinários conhecidos e solidários com a causa. Entretanto, Cláudia Soares, outro membro do Bichanos, resolveu fazer peças de artesanato e pô-las à venda num blogue associado. Também a Felinus participa nas despesas através de leilões que realiza esporadicamente.

Texto de Paula Teixeira



JORNAL PÚBLICO
2 de Julho de 2006

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2006/07/21 10:06

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Isabel Mello ( Isabel Mello) » [ Europe/Lisbon ] 2006/07/22 16:05
Um grande BEM HAJA a todos quanto se dedicam aos animais e dentro dos possivel fazem com que as suas vidas sejam melhores!

» a20vilar ( Ana Filipa Vilar) » [ Europe/Lisbon ] 2006/07/21 22:25
Parabéns pelo vosso trabalho smile.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus