Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Peixe encontrado na Indonésia é o menor vertebrado do mundo

Londres, 25 Jan (Lusa) - Um minúsculo peixe descoberto na ilha indonésia de Samatra é o animal vertebrado mais pequeno do mundo, informa hoje uma revis ta da Academia das Ciências britânica.

A criatura chama-se "Paedocypris progenetica" e é aparentada com a carpa, embora o seu tamanho seja muito mais reduzido, pois mede apenas 7,9 milímetros de comprimento, segundo a revista "Proceedings of the Royal Society: Biologica l Sciences".

O animal é um milímetro menor que o vertebrado até agora considerado o mais pequeno da Terra, um gobião (peixe teleósteo, ou seja que tem o esqueleto completamente ossificado) encontrado na região indo-pacífica.
O novo ser foi descoberto por uma equipa internacional de peritos dirigida pelos professores Tan Heok Hui e Maurice Kottelat, do Museu Raffle de Invest igação da Biodiversidade de Singapura.

Os cientistas encontraram um macho de "Paedocypris progenetica" num lamaçal com um elevado nível de acidez na ilha de Samatra. Apesar do seu tamanho diminuto, o peixe possui barbatanas pélvicas com músculos excepcionalmente grandes que usa para agarrar a fêmea durante o acto se ual, segundo os responsáveis pela descoberta.
"É um dos peixes mais extraordinários que vi em toda a minha carreira. É diminuto, Vive em ácido e tem essas extravagantes e laboriosas barbatanas", co mentou Ralf Britz, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, que analisou o esqueleto do animal e a complexa estrutura das suas barbatanas pélvicas.

"Espero que tenhamos tempo para investigar mais sobre eles antes que o seu habitat desapareça por completo", acrescentou.

Segundo estes cientistas, os "Paedocypris progenetica" adultos têm um corpo transparente, o que lhes dá a aparência de uma larva, e vivem em águas escuras com um nível de acidez pelo menos cem vezes superior ao da água da chuva.

A equipa de peritos também crê que já se perderam várias populações deste tipo de peixes minúsculos.

Antigamente, os eruditos da Ciência pensavam que os lamaçais continham muito poucas espécies de animais. Todavia, recentes investigações pareçam demons trar que esses habitats acolhem uma ampla gama de seres que não se dão noutros l ugares.
CM.
Lusa/Fim

Fonte:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=638957




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2006/02/04 21:35

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus