Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Associações preparam-se para criar uma federação

Cerca de 30 associações que se dedicam à protecção dos animais de companhia estão prestes a formar uma federação. Depois de um encontro realizado no Cartaxo, os trabalhos preparatórios serão retomados a partir de Setembro, sendo dois os grandes objectivos subjacentes a esta união de esforços por um lado, obter maior poder reivindicativo junto dos órgãos políticos; por outro, fazer com que estas organizações trabalhem sob os mesmos parâmetros. Em Portugal existem largas dezenas, mas nem todas estão legalizadas.

Segundo Veladimiro Elvas, presidente da Associação de Protecção aos Animais Abandonados do Cartaxo (APAAC), um dos próximos passos será "fazer um levantamento exaustivo das associações para se criar uma base de dados". Estima-se que existam entre 65 e 70, mas apenas as legalizadas poderão vir a fazer parte da federação, que se pretende venha a ser "um núcleo de associações que tenham depois representatividade".

Uma vez munida da aspirada representatividade, a federação terá como primeira incumbência pressionar as entidades competentes no sentido de zelarem pelo cumprimento da legislação em vigor. Por exemplo, no que diz respeito à obrigatoriedade do microchip. "Essa medida não levou à diminuição do abandono. Os caçadores continuam a abandonar os cães, porque não têm qualquer fiscalização. A GNR não tem leitores de microchip, a Guarda Florestal não tem leitores de microchip. Isto não faz sentido", afirma aquele responsável.

"Não estando as autoridades devidamente equipadas, é como mandar a Brigada de Trânsito controlar a velocidade sem radar", acrescenta Veladimiro Elvas, que sublinha ainda a necessidade de ser criada "uma base de dados eficaz", com o registo de todos os animais que tenham aquele dispositivo de identificação electrónica. Outra das medidas da futura organização será solicitar à Assembleia da República a alteração de algumas disposições legais. "O animal continua a ser um objecto e, enquanto assim for, não há condições para que tenha uma defesa permanente", refere.

No que diz respeito ao funcionamento das associações de defesa dos animais, o objectivo passa pela harmonização de procedimentos "Não queremos as associações a trabalhar sozinhas", diz Veladimiro Elvas. Uma das ideias é que sejam impostas regras de adopção iguais para todos. Por exemplo, um cão ou um gato nunca deixar de ser propriedade da associação, para que possa ser legalmente recolhido caso o novo dono não o trate em condições.

Se todas as actuais associações vierem a aderir à federação, estamos a falar de um universo de cerca de 200 mil associados, segundo o dirigente da APAAC.



Fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/07/12/etcetera/associacoes_preparamse_para_criar_fe.html

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/07/13 13:32

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» a20vilar ( Ana Filipa Vilar) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/19 16:40
Já era tempo das associações de protecção animal se juntarem numa federação... Vamos a ver se isto vai para a frente!!!

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/13 20:50
Porque é que ninguém contactou a União Zoófila a este respeito ???

» Zuca_05 ( telma quintino) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/13 18:02
Muito bonito!!!smile.gif
vamos ver se nao fica pelo caminho!
deus queira que nao! a ver se deixamos de ser tão atrasados no que toca à defesa de animais em comparação com outros países da europa!
e até da america latina!:_

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/13 15:10
Gostei smile.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus