Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Seja responsável, não abandone o seu animal

Esta é a altura do ano em que milhares de portugueses esfregam as mãos de contentes, pois aproximam-se uns merecidos dias de férias. Hotel marcado, malas aviadas, depósito do carro atestado, casa fechada a sete chaves. Está tudo pronto, a família pode seguir viagem. E o cão? E o gato? E o canário? Esta é aquela altura do ano em que, se pudessem, muitos animais domésticos iriam chorar baba e ranho, implorando aos donos para que não os abandonassem.

Há cerca de seis anos, a organização britânica RSPCA anunciou a existência de um milhão de animais abandonados em Portugal. Desconhece-se qual será a realidade actual, mas é certo e sabido que a chegada do Verão significa um aumento substancial de cães e gatos que são deitados fora. Ou os donos se esquecem de preparar as férias deles, ou não têm dinheiro para colocá-los num hotel ou, simplesmente, têm uma pedra no sítio do coração e não se importam de virar costas a um amigo e, não raro, mandá-lo directamente para Timbuktu (o "céu" dos cães, para o escritor Paul Auster).

Miguel Moutinho, director-executivo da Associação Animal, lembra que "o abandono é sempre cruel". No entanto, diz haver situações que revelam "detalhes de especial crueldade". E logo explica "Temos muitas denúncias de pessoas que iam na auto-estrada, nesta altura do ano, e, de repente, viam alguém do carro da frente abrir a porta e soltar um animal, que era imediatamente atropelado".

Também horripilantes são os casos em que os donos atiram os cães ou os gatos das pontes. "Dessa forma, asseguram-se de que os animais nunca mais voltam para casa", acrescenta. Outras situações há em que as pessoas vão de férias e deixam os animais fechados em casa, à fome e à sede. "Portugal é isto. É medieval em muitos sentidos", refere Miguel Moutinho, que deixa um conselho aos proprietários "Se não puderem ou não quiserem levar o animal convosco, devem procurar um hotel para animais que inspire confiança. Assim, podem ir de férias de uma maneira responsável".

Fernando Lopes, representante da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal Autoria: no Algarve, dá outra ideia "No estrangeiro, é muito comum os vizinhos combinarem uns com os outros. Quando um vai de férias, o outro fica com os cães". No seu entender, as autarquias "deviam facilitar a vida aos donos dos animais", criando serviços de hospedagem, a preços convidativos.

"Há grandes dificuldades em que os animais nos acompanhem durante as férias", acrescenta aquele responsável, lamentando o facto de a maioria dos parques de campismo não aceitar cães. "No estrangeiro, entram em todo o lado. Até nos restaurantes e hotéis", conclui.



Autoria:
Isabel Peixoto



Jornal de Notícias, 28 de Junho

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/06/28 23:18

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» anajorge ( Ana Antunes) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/11 11:48
Infelizmente este panorama não é só em Portugal. Vim agora de férias e durante a última semana que estive de férias perto de Viseu fui visitar o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu e saí lavada em lágrimas com a quantidade de animais que ali´estão. A capacidade é para cerca de 400 animais e tem 617, imaginem só. Há falta de tudo e até a água não é muita tendo que ser bem gerida. Quando entrei e percorri algumas boxes vi animais grandes, pequenos, médios, bonitos, feios eu sei lá que mais mas todos à espera de uma festa que eu e o meu marido íamos fazendo a quantos nos era possível. Só pude deixar duas sacas de ração grandes mas logo à entrada fiquei revoltada. Ainda á porta apareceu um "cavalheiro" com ar emproado no seu BMW de alta cilindrada de matrícula suiça, era emigrante, que vinha ali e pediu secamente à senhora que estava a falar connosco que queria deixar duas cadelas para eles ficarem com elas ou para as mandarem abater porque eram da sogra e já não podia tomar conta delas, os cães rondavam a porta eos vizinhos reclamavam. Demos sugestão de estereliza-las mas argumentou que "sabem como são as pessoas idosas" e virou-nos as costa sem mais nem menos. Imagino o destino daquelas duas cadelinhas.
Como vêem nem o facto de vir de um país como a Suiça mudou a mentalidade daquela gente.

» basthet ( Candida Sezulfe) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/05 11:53
Realmente é horrivel!!! Todos os anos é o mesmo. Eu cheguei de férias na sexta-feira mas, como não podia pagar um hotel para os meus gatos (os meus queridinhos) fiquei em casa. Mas, ás vezes peço a algum amigo ou então certifico-me que os posso levar. Agora abandoná-los, NUNCA.

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/01 17:59
cada verao k se aproxima e infelizmente um aperto no coração ao pensar em tantos mais que vao ser abandonados... que gente

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/30 17:38
Não é só em Portugal que isso acontece , infelizmente, Aqui em Inglaterra todos os anos os apelos do RSPCA são uma realidade e, apesar disso e das campanhas de microchipagem gratuita e muitas regalias de sitios optimos onde se podem instalar os animais de estimação a preços modicos e alguns ate de graça, os animais continuam a ser abandonados nas ferias. Não tanto como em Portugal é certo mas continuam. Quando eu tinha 3 crianças , um cão e um gato, durante muitos anos não houve ferias na quinta porque não tinhamos carro e não nos era permitido viajar de camionete com os animais. Tb não tinhamos dinheiro para ir de comboio , nem queriamos sugeitar os animais a ir em carga, sem quaisquer condições. Por isso, ficavamos em casa. Iamos para a praia ou davamos passeios a pé mas NUNCA nos passou pela cabeça abandonar os bichos de que gostavamos como se fossem nossos filhos. Muitas vezes fiquei durante as ferias com animais de amigos meus , sem qualquer compensação. As pessoas ANTES de arrajarem animais de estimação deviam pensar no que é a sua vida, no que querem ou não prescindir e se podem ou não tê-los e mantê-los.
Eu só vim para Inglaterra, depois de ter a absoluta certeza de que a Xinha podia vir para cá. Vou ser um bocado radical mas acho sinceramente que não mudava de país nem casava com um inglês se não pudesse trazer a minha Xinha comigo.............não se riam porque é verdade!!

» tchinho ( Susana Gomes) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/30 15:53
Se houvesse mais locais onde pudessemos passar férias com os nossos animais, de certeza que muitos não seriam abandonados. Se os hoteis para animais, não fossem tão caros ( uma diária no mínimo, custa 11€) haveria muitos menos nas ruas. É este o país vergonhoso onde vivemos.... Aqui onde trabalho, já colocaram ao lado do contentos do lixo uma gaiola com coelhos e outra com um porquinho da india....

» Zuca_05 ( telma quintino) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/30 12:06
que horror !!!!sad.gif como é q é possivel!

» karynnekk ( karynne) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/29 22:45
Isso não acontece apenas em Portugal aqui no Brasil também, acho isso horroroso de se fazer, quando não posso levar minha gatinhas prefiro não ir.

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/29 18:28
Só cá mesmo mad.gif

» JaneTaborda ( Maria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/29 18:17
Não imaginava tanta barbaridade. Dá vergonha de ser portuguesa.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus