Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Campanhas

Foie Gras

Imagine que acabou de comer uma enorme refeição. Sente-se cheio, a transbordar. Logo a seguir é obrigado a repetir outra igual, não aguenta mais. Mas a seguir vem outra igual e depois outra... Sente-se inchado, a rebentar. A agonia é tremenda, não consegue mexer-se e muito dificilmente consegue respirar.

Este é o terrível tratamento por que passam os patos e os gansos para a produção do patê de foie gras.

O foie gras é o fígado inchado destes animais, obtido através do método da alimentação forçada. Esta provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior que o tamanho normal. Quanto maior o fígado, mais foie gras e obviamente mais lucro.

Dezasseis dias antes da matança, e a partir daí diariamente, um funil de mais de 40 cm de comprimento é empurrado pelo pescoço abaixo destas aves. É então forçada pela garganta abaixo do animal, à máquina ou à mão, uma quantidade de cereais misturado com gordura que seria equivalente a 12,6 kg de esparguete para um ser humano. A partir do 12º dia este processo é repetido de 3 em 3 horas, ou seja 8 vezes por dia. Por esta altura o corpo do animal já está completamente deformado, não se consegue mexer e respira com muita dificuldade. Ao 17º dia está morto. (veja mais fotos e leia mais sobre esta horrível indústria aqui).

Foie gras significa gordura de fígado. Quem o come consome uma grande quantidade de gordura que vai directamente para o seu próprio fígado, provocando colesterol e contribuindo para muitos problemas de saúde. Uma grande parte da população do mundo sofre de má nutrição. Mesmo assim são gastas enormes quantidades de cereal precioso, para a produção deste produto caro, que é vendido em restaurantes e lojas de luxo, e que só alguns podem comprar. O sofrimento infligido aos animais, para o fabrico de foie gras, é altamente condenável. Nem sequer é um alimento de primeira necessidade, trata-se apenas de um aperitivo.

Você pode mudar a situação. Deixe de consumir foie gras, substitua-o por patês vegetais. Existem no mercado em vários sabores e de excelente qualidade.



Fonte: LPDA


Divulgue este artigo a familiares e amigos utilizando a opção "Enviar a um amigo".


- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/04/06 20:18

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» sara.catarina ( Sara L) » [ Europe/Lisbon ] 2005/06/12 21:29
bem, que nojo de gente! eu gosto de paté de atum, sardinha e assim, mas por acaso nunca comi foie gras! e agora vou mostrar esta noticia a toda a gente. para ver se as pessoas "acordam" e deixam de consumir este tipo de produtos. pode ser q assim estas "fábricas" vão à falência!

» Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 12:45
Não fazia a minima ideia da forma como era produzido. Que barbaridade!!! Como é possível que se permitam tais práticas???
Ainda bem que não gosto dessa msitela.

» noggy ( Sandra Nogueira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 11:11
Não gosto e nunca comi ... Já em tempos esta barbaridade tinha sido divulgada na televisão e quando vi fiquei horrorizda e mal disposta. A verdade é que as fotos não fazem tanta impressão como a reportagem...

» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 20:47
Eu adoro fois gras, assim como bifes de cavalo e costoletas de javali... mas, sinceramente... recuso-me a comer estas coisas... independentemente dos sabores, lembro-me dos animais e pronto!!!

» Becas ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 18:12
Nunca apreciei foie gras, e agora muito menos..é horrivel!

» Bambi ( Cristina Ventura) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 16:00
Que coisa horrivel, ainda bem que nunca gostei e apesar de ter vivido muitos anos em França nem sequer provei.
Pobres animais.

» bixana ( Alexandra Soares) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 12:18
Felizmente mesmo quando não era vegetariana nunca comi foie gras, e muito menos desde que aprendi como se faz (já há algum tempo)... Vou divulgar a ver se alerto os meus amigos...

» mhortaramos ( Maria Manuela Picado Horta Alves Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 12:16
Pela parte que me toca, já sabia deste rol de horrores. Não como nem nunca comi foie gras. Só o nome me agonia - significa fígado gordo.

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 12:13
Eu gosto bastante de foie-gras mas desde que soube da forma como é produzido nunca mais comi. Como às vezes patê de fígado, feito com fígado de porco e bacon, em que pelos menos sei que os porcos têm a sua vida normal (embora não seja o paraíso) não lhes dão nenhum tratamento especial para isso.

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 10:43
Nunca comi, nem tive mta curiosidade em provar.... agora ainda menos... sad.gif

» GASPARSA ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 10:31
Felizmente tb não gosto, comi para provar à mtos anos tb em frança e fiquei com vontade de vomitar, e ao ler isto só digo que ainda bem que não gosto.

» Adsartha ( Rita Machado) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 09:24
Nunca gostei disso, aliás, tenho até a impressão de que nunca experimentei e se o fiz n gostei nada. Já há muito tempo que sei que era algo deste género só não sabia que chegava a este ponto. É absolutamente repugnante!

» rita.xavier ( Ana Rita Freitas Xavier) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 09:22
Nunca gostei... e agora mto muito menos!!!

» Caneco ( Antonio B.) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 09:15
Pois eu deliro com foie gras, mas depois desta informação não vai dar mais para comer!

» anapaf ( Ana Paula Fernandes) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 00:11
Depois disto só nos resta o inferno !

» everblue ( Elsa Patrícia Bernardo Correia de Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/06 22:32
A mim ninguém me apanha a comer disto... nunca gostei e menos ainda quando soube destes métodos... mas a família do meu namorado esteve em França muitos anos e em casa deles usa-se comer... sad.gif

» xamir ( Adélia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/06 22:02
Nunca fui fã, mas também há alguns anos tive o desprazer de ficar a saber qual o preço que milhares de animais pagam para este suposto pitéu. Nunca mais fui capaz de comer foie gras.

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/06 21:57
Durante a minha longa vida em França, até gostava de comer foie gras nas grandes ocasiões, assim como bifes em sangue, etc., etc. Desde que soube qual o método usado, abandonei completamente - foi há muito muito tempo.

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/06 20:53
Nossa q horror!! sad.gif Ainda bem q n como destas coisas!!! Maldita gente!!!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus