Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Site Felinus » Sobre o Site

Adopções no Felinus e Cia





Findo o ano de 2004, é altura de fazer alguns balanços relativamente às adopções.

Começamos por ver a evolução da utilização da base de dados. Relembramos que a versão actual do site iniciou-se em Julho de 2003, altura em que foram inseridos apenas anúncios de adopções de gatos. Após o ataque hackeriano e a posterior reformulação do site em Abril de 2004, abrimos as portas à inserção de anúncios de outros animais, bem como de animais perdidos.

Assim sendo, e comparando apenas os segundos semestres de cada ano, podemos assistir a um aumento de 78% na introdução de anúncios de gatos para adopção e a um acréscimo de 162% no número total de anúncios da base de dados.

Estes valores não traduzem necessariamente um aumento do número de animais abandonados ou perdidos, mas sim uma maior utilização do Felinus e Cia. como motor de pesquisa de animais.







Concentremos agora a nossa atenção somente no ano de 2004, em que o número total de anúncios inseridos foi de 1047, 778 dos quais respeitantes a Gatos (758 Adopções e 20 Perdidos); 268 referentes a Cães - 257 Adopções e 11 Perdidos - e houve ainda 1 anúncio para adopção de um roedor.

Os anúncios de adopção totalizaram 1016, dos quais 75% foram referentes a Gatos.

Em relação aos anúncios de adopção inseridos em 2004, registou-se uma taxa de adopção de cerca de 89% no caso dos Gatos e cerca de 64% no caso dos Cães.





A Taxa de Adopção diz respeito à diferença entre o número de anúncios inseridos e a sua contabilização em termos de concretização da respectiva adopção.

Em rigor não se trata de uma Taxa de Adopção, porque não podemos esquecer-nos que a adopção nem sempre resulta exclusivamente da divulgação no Site Felinus (uma vez que quase todos os anúncios são simultaneamente divulgados noutros sites de adopção, através de emails ou por folhetos em clínicas, etc).

Em relação às respectivas adopções, verificou-se que quase todos os Gatos anunciados no primeiro semestre foram adoptados, mais tarde ou mais cedo (altura em que a "oferta" igualou a "procura").

Note-se que grande parte dos anúncios de Gatos são inseridos por particulares, o que significa que se a sua adopção não se realiza, os animais acabam muitas vezes por ser adoptados por esses mesmos particulares.

Os dois últimos meses registaram uma menor taxa de sucesso em termos de adopção concretizada (no próprio mês ou posteriormente).







Cerca de 56% dos anúncios para adopção de Gatos dizem respeito a bébés (423), 23% são de gatinhos jovens (174) e 21% referem-se a adultos (159). Houve ainda 2 anúncios de gatos “velhotes” (sem expressão em termos percentuais).

De entre as adopções (676 no total), cerca de 58% foram bébés, 22% jovens e 20% adultos.

Entre Maio e Novembro, houve uma grande divulgação de gatinhos bébés, época de muitas ninhadas, com particular relevância nos meses de Junho e Setembro.

Nos restantes meses a relação entre idade foi mais ou menos próxima, sendo Março o mês com menor número de anúncios de bébés (apenas 7).






O caso dos Cães é diferente, não existe uma predominância de anúncios de cachorrinhos. À excepção dos velhotes, que são sempre um caso à parte, os grupos etários têm pesos semelhantes.

Dos 257 anúncios de adopção inseridos, 31% são cachorros, 38% são jovens, 30% são adultos e verificou-se ainda a publicação de 3 anúncios de “velhotes”, o que representou 1%.

Em termos de adopções esta distribuição foi a seguinte: 40% dizem respeito a bébés, 34% a jovens, 24% a cães adultos e 1% eram respeitantes a cães “velhotes”.


A taxa de adopção é sucessivamente menor à medida que se avança na idade.

Os gatos adultos têm a menor taxa, cerca de 83%, enquanto que cerca de 93% dos bébés são adoptados. O grupo dos “Velhotes” é um caso à parte (são apenas 2 casos, tendo sido ambos adoptados).

O mesmo se passa em relação aos Cães, cuja menor taxa de adopção é cerca de 53%, referente aos adultos e a maior ronda os 83%, respeitante ao grupo etário dos bébés.










Dos 758 anúncios para adopção de gatos, cerca de 43% dizem respeito a machos, cerca de 46% a fêmeas, 10% são ninhadas e 1% são casos de “sexo indeterminado”.

No grupo dos Cães, dos 257 anúncios de adopção cerca de 49% são de machos, 47% referentes a fêmeas, 3% são ninhadas e 1% diz respeito a “sexo indeterminado”.









O tempo médio de divulgação dos anúncios até à data de adopção, é de cerca de 39 dias no caso dos Gatos e é maior consoante a idade (cerca de 30 dias no caso dos bébés).

Cerca de 71% destas adopções concretizaram-se entre 1 semana a 1 mês da inserção do anúncio, contra os cerca de 55% no grupo dos cães.
No total, apenas cerca de 6% dos anúncios dos Gatos permanecem on-line por mais de 3 meses até à data da sua adopção, sendo menor no caso dos bébés (3,8%) e maior nos adultos (10,6%), o que deriva também de um trabalho interno de contacto com os anunciantes para que actualizem os anúncios.





No grupo dos Cães cerca de 11% das adopções concretizaram-se após mais de 3 meses depois da data de inserção do anúncio (9% no caso dos bébés e 14% no caso dos adultos).

Houve gatinhos bébés e jovens (cerca de 2% em cada grupo etário) que tiveram a sorte de ser adoptados no próprio dia da publicação on-line no Site Felinus.

Para os cães esta relação foi melhor em termos percentuais (quase 5% dos bébés conseguiram dono no próprio dia) e houve ainda um adulto com a mesma sorte.



O Felinus assumiu como missão, desde a fase embrionária, a promoção da adopção de gatos abandonados. Ao longo do percurso, outros animais menos bafejados pelo destino juntaram-se aos nossos amigos felinos e passámos a contar com o Felinus e Cia. para ajudar a encontrar um futuro para aqueles que não tiveram a sorte do seu lado.

A análise que acabamos de apresentar é um estímulo e um desafio: queremos fazer cada vez mais e cada vez melhor, para que daqui a um ano estes valores sejam mais elevados - que possamos de alguma forma ter contribuído para fazer felizes mais animais e respectivas famílias.

É um desafio ao nosso alcance: o Felinus e Cia. é uma comunidade em crescimento permanente, onde a palavra solidariedade tem sido repetidamente praticada. Um exemplo de como é possível unir esforços e vontades por uma causa nobre. Os nossos amiguinhos precisam e merecem todo o apoio que lhes possamos dar. Estamos aqui por eles e para eles. Junte-se a nós.




Análise conjunta de Filipa Bastos e Inês Fernandes. O Grupo Felinus e Cia agradece ainda a valiosa contribuição da Adélia Costa.



- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/03/08 15:00

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» MJGM ( Maria João Martins) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/21 15:56
Muito bem! Isto é que é o brio profissional do amor à camisola!
Muito claro e elucidativo este artigo, é muito bom ter uma análise racional e quantitativa de um trabalho que é tão emocional.

» Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/10 15:32
Parabéns pelo trabalho, meninas!!!
Embora os resultados não sejam espectaculares, são ainda assim mto bons.Os nossos amiguinhos agradecem!!!

» rama2000 ( luisa seca) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/09 22:59
Isto é um trabalho espectacular. Obrigado.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/09 21:16
óptimo trabalho e informação...

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/09 18:36
Muito Bom!

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/08 17:40
Parabens pelo artigo, está ESPETACULAR!!!

» sonia costa ( Sónia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/08 17:30
EXCELENTE trabalho .

» a20vilar ( Ana Filipa Vilar) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/08 15:39
Parabéns! Gostei muito de ler esta análise, assim como do suporte gráfico!!
Bom trabalho meninas!!!!

» raquel ( Raquel Silva) » [ Europe/Lisbon ] 2005/03/08 15:30
Excelente trabalho de análise!
Obrigada por tornarem mais visível o "invisível"!
Esperemos que os números de 2005 sejam mais animadores! Sabemos que os resultados são algo relativos, mas... Juntos venceremos!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus