Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Muitos cães adoptados em apenas um ano

Cerca de 300 animais foram adoptados, no ano de 2004, no abrigo para cães abandonados de Vila Nova de Famalicão, gerido pela Liga Portuguesa de Defesa dos Animais, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Segundo Adriana Alves, coordenadora da Delegação Norte da Liga, podem ocorrer dois tipos de adopção quando alguém acorre directamente ao abrigo para adoptar um animal ou quando essa adopção é feita no local onde o cão está abandonado e, depois da intervenção do pessoal do abrigo acaba por ser adoptado por alguém do local. Assim, 123 animais foram adoptados directamente no abrigo, tendo os restantes sido adoptados através da segunda situação.

Adriana Alves diz que há uma redução de animais adoptados, relativamente ao ano de 2003. "A crise económica acentua-se", justifica a coordenadora.

Apesar de haver pessoas que vêm de fora do concelho adoptar um animal ao abrigo, cerca de 80% são oriundas de Famalicão. Para a coordenadora, as pessoas já começam a ter a "noção do que é a esterilização, o que é gratificante", uma vez que considera que "esta mensagem é muito importante, porque a maior parte da solução passa por aqui".

Segundo Paulo Fernandes, veterinário do abrigo, tem-se notado uma "mudança de mentalidade" das crianças e "por arrasto" dos pais, devido a determinadas realidades que lhes são explicadas no abrigo. Durante o ano passado, mais de 1000 crianças das escolas do concelho visitaram o equipamento, onde são sensibilizados para determinados aspectos.

No abrigo de Famalicão, cerca de 60% são cães de caça, sendo que actualmente começam a aparecer animais abandonados de raça definida, o que não se verificava há dois anos. "É o reflexo da crise económica", justifica a responsável. Os responsáveis pela delegação esclareceram que o trabalho do abrigo nada tem a ver com lógicas político-partidárias ou religiosas e pediram "respeito" pelo trabalho que é feito.



Autora:
Alexandra Lopes

Fonte:
Jornal de Notícias, 18 de Janeiro de 2005


- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/18 19:18

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» SAGRADA ( Cláudia) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/19 10:13
É de salientar o trabalho que fazem com as escolas!
A expressão "burro velho não aprende línguas" tem a sua razão de ser. Se queremos um futuro melhor há que mostrar às crianças o certo e o errado.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus