Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Opinião » Livros

O Estranho Caso do Gato da Sra. Hudson

E outros mistérios da Ciência resolvidos por Sherlock Holmes

Por: Colin Bruce

Tradução: José Luís Fachada

Editora: Gradiva

Colecção: Ciência Aberta

Nº de páginas: 260

Ano de Edição: 1999

ISBN: 972-662-680-3




O maior detective do mundo transforma-se no maior explicador de física do mundo, enfrentando estranhos casos de ciência enlouquecida e natureza assassina!

Neste livro cheio de suspense, Colin Bruce recria a atmosfera original das histórias de Sherlock Holmes para nos explicar os mais fascinantes princípios da física ao longo de 12 aventuras do mais famoso detective do mundo. Nesta obra cheia de acção, Sherlock Holmes, superiormente assistido pelo fiel Watson, o professor Challenger e outras bem-amadas personagens de Conan Doyle são obrigados a deslindar os paradoxos e princípios da física clássica e quântica para solucionarem um crime, impedirem um assassinato ou salvarem uma dama em apuros.

Na história que dá título ao volume, anos antes de Shrödinger ter introduzido o seu relutante gato na caixa fatal, Holmes e Watson descobrem que uma lotaria aparentemente inofensiva pode ter catastróficos efeitos quânticos sobre o pobre bichano da Sr.ª Hudson. No caso do médico pré-atómico, os detectives só poderão salvar uma viúva solitária das maquinações de um charlatão se conseguirem antecipar a descoberta einsteiniana dos saltos moleculares arbitrários do movimento browniano. No caso da energia desaparecida, o arrogante e sarcástico professor Challenger é convocado para resolver o tenebroso mistério termodinâmico dos mergulhadores descobertos mortos por insolação no fundo de um mar gelado. E, no caso do anarquista energético, Holmes e Watson têm de desafiar as inevitáveis leis da física nuclear para frustrarem os maquiavélicos planos de um terrorista.

Os paradoxos e enigmas da física apresentados nesta obra irão certamente surpreender e instruir os físicos e detectives amadores. De leitura tão empolgante e acessível quanto as lendárias histórias de mistério de Conan Doyle, estes novos contos servem um duplo propósito: divertir e explicar as fascinantes leis da física ao estilo do grande detective. E triunfam em ambos os objectivos de modo tão brilhante que o leitor não vai perceber que aprendeu qualquer coisa até ser tarde de mais!



in: www.gradiva.pt


Já leste este livro? Dá-nos a tua opinião!



- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/15 11:51

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus