Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Tripla canina vai encantar centenas de seniores

IDOSOS


Centro Veterinário Municipal de Valongo abre portas aos utentes dos centros de dia



Já não falta muito para que Menina e dois dos seus compinchas se transformem nas principais atracções do Centro Veterinário Municipal de Valongo. À semelhança do que tem sucedido com outras iniciativas viradas para a comunidade, os cães que ali residem vão ser o mote para a visita de centenas de pessoas. Desta feita, idosos dos centros de dia do concelho. Não irão apenas para ver, mas também para participar no maneio dos animais e até em pequenos passeios e algumas brincadeiras.

O projecto vai decorrer entre Março e Junho e começa por incluir 500 idosos, das freguesias de Valongo e Ermesinde. A ideia é que, nos seis anos que se seguem, a iniciativa contemple cerca de 3700 utentes de centros de dia e lares da terceira idade das restantes freguesias do concelho Sobrado, Campo e Alfena. E sempre que os idosos não puderem deslocar-se (acamados, por exemplo), a equipa do centro vai ao lar em causa.

Fernando Rodrigues, médico veterinário e director do centro, foi o mentor da ideia, como tem sido de outras que visam dinamizar ao máximo as instalações, ainda novas. Depois, foi só fazer "uma pesquisa na Internet, em sites brasileiros e dos Estados Unidos", para se inteirar das actividades que é possível fazer juntando a tripla canina aos idosos. Do programa fazem parte a projecção de filmes, aulas de sensibilização e sessões de "grooming", ou seja, os participantes vão poder escovar os animais.

"Uma coisa gira é colocar uns mecos no chão e fazer os cães percorrer esses mecos, em oito", acrescenta Fernando Rodrigues. As visitas vão decorrer de manhã, com a duração de hora e meia. Em princípio, cada participante só lá irá uma vez. "Depende um bocado do feedback dos idosos repetir as actividades com as mesmas pessoas no próximo ano", diz ainda o responsável pelo centro. Outra das ideias é, sempre que possível, juntar os idosos com as crianças das escolas que também costumam visitar o centro.

A funcionar desde 12 de Março do ano passado, o Centro Veterinário Municipal de Valongo preparou uma série de iniciativas para assinalar o primeiro aniversário. Nessa data, serão apresentados os resultados de um ano de trabalho, através de uma exposição, estando igualmente prevista uma sessão de adestramento e a oferta de 100 microchips a cães que estejam registados nas juntas de freguesia do concelho.

Fora do âmbito do aniversário mas ainda dentro das iniciativas pensadas para 2005, Fernando Rodrigues tenciona dar continuidade às visitas de estudantes deficientes, mas alargando o número de alunos e abrindo as portas do centro também a cegos e a deficientes motores, preparando-lhes sessões específicas.


Voluntária prepara cães para o programa Tripla canina vai encantar centenas de seniores



Adora cães e nunca trabalhou com pessoas mais velhas. Por isso, a experiência promete. Célia Monteiro é a voluntária do centro que está a preparar a equipa canina para receber os visitantes especiais Menina, a "matriarca" lá do sítio, e dois canitos de oito meses que ainda não têm nome (talvez os idosos queiram arranjar-lhes um). Desde finais do mês de Novembro que Célia aproveita as idas ao centro para dar-lhes as noções básicas a nível de obediência: sentar, deitar, ficar quieto. Paralelamente, cuida da parte da apresentação e da higiene. "A Menina é um doce de uma cadela, faz tudo o que a gente manda. É muito adequada para este tipo de serviço", assegura a tratadora, mais do que habituada a lidar com animais, pois tem alguns em casa. E até fez um curso ligado a esta área. No dia-a-dia, exerce a função de secretária de Direcção numa empresa.


Autora: Isabel Peixoto

Fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/01/11/etcetera/tripla_canina_encantar_centenas_seni.html

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/11 12:11

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus