Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Site Felinus » Sobre o Site

Anúncios Felinus - Um ano de Adopções

Em Abril como todos sabem o Felinus foi alvo de um ataque que obrigou à reconstrução do Site, e assim surgimos passadas duas semanas ainda mais determinados e alargando o âmbito da nossa actividade. O Site passou a incluir outros animais e passou a ser o Felinus e Companhia.
Incentivar e promover a adopção é um dos nossos grandes objectivos. O balanço deste último ano é positivo, mas sabemos que há muito trabalho a fazer.
Ao longo deste novo ano de existência deste Site, foi possível divulgar mais de 800 anúncios de animais que se encontram à procura de uma família.







Parte muito significativa destes anúncios (cerca de 47%) foi inserida nos últimos 3 meses do (Maio, Junho e Julho).
Os factores explicativos para este acréscimo súbito, do nosso ponto de vista, são essencialmente 3:



  • a partir de meados de Abril o site passou a incluir também anúncios de outros animais, nomeadamente cães;
  • é por demais sabido que as adopções em Abril começaram a sofrer um forte decréscimo, pelo que alguns animais que seriam adoptados sem passar por colocação de anúncios, deixaram de o ser;
  • e não menos importante, como o gráfico dos anúncios por idade ilustra, nestes meses começam a surgir em força as ninhadas.

É também verdade que o Site se vai tornando mais conhecido, mas julgamos que são essencialmente aquelas razões que conduziram a uma duplicação das inserções mensais.
O Site anuncia também cães, mas a grande maioria dos anúncios continua a ser de gatos (ao contrário do que se verifica em outros Sites de adopções, em que predominam os cães).
Verifica-se também que existe uma dificuldade muito maior nas adopções de cães, que em regra permanecem anunciados durante muito mais tempo.
Janeiro e Fevereiro são os meses que registam um menor número de anúncios, e a percentagem de animais bebés é bastante menor (embora a este nível atinja o valor mais baixo no mês de Fevereiro).








Muitos dos animais anunciados no Felinus tiveram a sorte de encontrar um lar, com mais ou menos rapidez. Adultos, jovens e bebés, conseguiram conquistar um humano que neles viu o seu companheiro ideal.
O sistema regista 620 adopções neste período, embora esse valor seja superior, uma vez que sabemos que algumas pessoas não actualizam de imediato o anúncio quando o animal é dado, algumas não sinalizam o anúncio como adoptado e simplesmente eliminam-no, e ainda temos vários anúncios que são de ninhadas, algumas com 5, 6 ou mais animais (uma vez mais, os anúncios de ninhadas são mais numerosos a partir de Abril -10- e crescem até Julho -15-).

Portanto, sabemos que 77% dos animais anunciados encontraram um dono, o que nos deixa naturalmente felizes. Sabemos que somos apenas um dos meios que os protectores utilizaram para divulgar os seus amiguinhos e não reivindicamos para nós a exclusividade ou os créditos destas adopções.
Ficamos felizes por ter ajudado como podemos e sobretudo, por ver que tantos animais abandonados têm apesar de tudo a sorte de se cruzar com tantas pessoas dedicadas e que de forma tão empenhada e solidária se esforçam por os acolher, proteger, cuidar e tudo fazem para os tirar da rua e inserir em famílias.
E mais felizes ficamos por ver que tantos cães e gatos adultos venceram preconceitos e encontraram famílias esclarecidas, que sabem que o amor e fidelidade não têm idade e que tal como os bebés, estes animais têm um mundo para oferecer a quem os estimar.
Em Novembro, Dezembro e Janeiro, o número de animais adoptados foi superior ao de novos anúncios inseridos. Infelizmente esse movimento não se manteve.
É também importante referir que periodicamente são estabelecidos contactos com os anunciantes, no sentido de validar se o animal continua para adoptar e que esses processos acabam por enviesar os dados das adopções mensais de Maio (70) e Agosto (115), que são mais elevadas porque incluem adopções que terão ocorrido em meses anteriores. Uma leitura objectiva da distribuição das adopções por meses só poderia ser feita se de facto o registo e a adopção fossem coincidentes.
Alguns dos cães e gatos, inexplicavelmente, sendo lindos e meigos, permanecem muito tempo, demasiado tempo sem ser adoptados. Os anúncios acabam por ficar perdidos entre tantos outros que entretanto vão aparecendo. Por esta razão criámos recentemente o “anúncio em destaque” e as possibilidades de pesquisa.
Esperamos que desta forma esses animais vejam aumentadas as possibilidades de serem vistos e cativarem um novo dono.

E contamos com o esforço de todos os que diariamente frequentam este Site no sentido de o divulgarem junto de potênciais donos de algum dos animais que aqui se dão a conhecer ao mundo, em busca de um futuro mais risonho do que um passado que, demasiadas vezes, foi tão sofrido.

E como é bom ver que animais que um dia estiveram na secção de anúncios, passam a contar as suas histórias em relatos cheios de vida e mostram a sua beleza e graciosidade em lindas fotos na galeria.

A todos os novos donos maravilhosos que deram um lar a um destes animais, desejamos toda a sorte do mundo. Uma vida longa de companheirismo, brincadeiras e cheia daquele amor especial que cães e gatos são capazes de dedicar, como só eles sabem e sem o qual nós já não sabemos viver.








Equipa Felinus

- Mastah (Paulo Azevedo) [ Europe/Lisbon ] 2004/09/12 23:34

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus