Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Cão sobrevive por milagre a queda da ponte D. Luís


Moribundo, desidratado e muito debilitado, o cão foi resgatado pela Associação Scalabitana de Protecção Animal (ASPA) a meio de Abril, perto da Tapada, depois de dois dias a sofrer no meio das ervas.

Hoje, o cachorro está fora de perigo, tendo já sido submetido a três operações aos quatro membros, todos eles fracturados devido à queda superior a 20 metros.

Colocado perante a hipótese mais óbvia de abater o animal, o veterinário municipal, Francisco Grilo, decidiu tentar salvá-lo.

Foi ele quem mandou comprar os ferros e todo o material clínico necessário para as intervenções cirúrgicas, que o próprio realizou com sucesso, ajudado por outro veterinário, Dr. Rodrigo, e duas voluntárias da ASPA, Mina e Sílvia.

A primeira operação ocorreu a 20 de Abril, data em que o Farrusco foi operado às patas dianteiras, as que se encontravam em pior estado, pois um dos ossos estava exposto depois de ter rasgado a carne.

Depois de uma semana de recuperação, o cachorro foi novamente submetido a uma cirurgia no dia 29 de Abril.

O osso da pata da frente foi cortado e colocado no lugar, e levou mais ferros num dos membros traseiros.

A outra pata de trás foi intervencionada no dia 6 de Maio.

Muito meigo, cheio de energia e já acostumado aos mimos, o Farrusco vive agora num parque infantil montado no gabinete de enfermagem do canil da ASPA.

Tem pela frente um longo período de recobro, em que vai ter que aprender novamente a andar, mas as expectativas são muito optimistas, segundo os voluntários da associação.

Parte da recuperação vai ser feita dentro de água, numa piscina oferecida por um particular que ficou sensibilizado com a história de sobrevivência do animal.

O carrinho de rodas que o Farrusco vai utilizar para se deslocar até recuperar a mobilidade também está a ser feito à medida por outro colaborador da associação.

Como é do conhecimento público, apesar do trabalho meritório que tem vindo a desenvolver, a ASPA atravessa de momento graves constrangimentos financeiros, que se agravaram desde a suspensão do protocolo com a Câmara de Santarém.

Quem quiser ajudar o Farrusco, poderá fazê-lo ligando o número 760 501 608, ou fazendo um donativo directamente para o NIB 00350 7260000 69719 13027.

Fonte: O Ribatejo

Autor: Reprodução
Cão sobrevive por milagre a queda da ponte D. Luís

- AnaBeatriz (Ana Beatriz) [ Europe/Lisbon ] 2011/05/10 12:08

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus