Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas » Humor

Sobre brinquedos (e os brinquedos do Squish)

Para se ser um bom pai (ou mãe), é preciso obedecer a alguns requisitos importantes, a fim de fazermos os filhotes felizes: comidinha boa (tanto em termos nutritivos como em sabor), miminhos e brincadeira, saber ouvir, saber disciplinar (com cuidado, pois então), saber educar e saber dar e escolher brinquedos.

Pois bem, eu tento ser uma boa mamã para os miaufas que o destino me deu: dou-lhes comidinha saudável, que eles gostem (se bem que confesso que, por vezes, lhes dê mais do que eles precisam... mas não resisto àqueles “brrruuus” que eles fazem...); brinco com eles, dou-lhes atenção (gostava de poder dar mais); disciplino-os quando tem de ser (sobretudo quando insistem em praticar desportos radicais, ou quando andam à pancada um com o outro); e dou-lhes brinquedos.

É acerca dos brinquedos que vos quero falar aqui hoje, mais concretamente, de brinquedos para gatos: coisas para agarrar, perseguir, morder...

Quando soube que ia ser “mamã”, resolvi ter tudo preparado para a chegada do puto: comprei areia, caixa, cama, comida... nada se me apresentou como problemático, até ter chegado à zona dos brinquedos. Parecia um burro a olhar para um palácio. Melhor ainda: um burro que sempre tinha vivido só com cabanas ao pé e que pela primeira vez via um palácio!

Autor: Leonor
O Squish em cima da cama da vóvó, com a palmilha...
Pus-me a olhar para os objectos que a loja oferecia. Eu nunca tinha tido um gato na vida e os que havia conhecido até então eram de rua, por isso nada sabia acerca dos hábitos “brinquedíticos” dos mesmos. Cores variadas, pesos e formatos que nunca mais acabavam, com luzinha, sem luzinha, com guizo, com erva, com... Socorro!!!

Bem, resolvi-me por um peixe numa cana. Pareceu-me algo interactivo, pelo menos era eu que tinha que brincar com ele (porque claro, como futura psicóloga, me pus logo a pensar na boa vinculação entre mãe e filho, coisa e tal). Também lhe levei algo para ele se entreter sozinho, umas bolinhas com chocalho e umas bolinhas saltitonas. Estava toda contente com a minha escolha, eheheh!

Quando o pirralho chegou a casa pela primeira vez, mostrei-lhe os brinquedos. Loucura total! Era pancada nas bolinhas, correria louca atrás das ditas, era saltinhos malucos atrás do peixe na cana...
E o tempo foi passando.

Claro que, como todas as crianças, os brinquedos que de início haviam parecido tão pitorescos eram agora, para aquela mente evoluída, algo do passado. Até parecia que o via a fazer “Pfff” de desprezo ao meu peixinho, e à minha pessoa, que brandia o bicho de um lado para o outro da cana à espera de ver alguma reacção de interesse por parte do rapazote (que nesta altura teria uns 3 mesitos, mas andava armado em gente grande).

Entretanto, o Squish foi-se tornando criativo, e arranjou uns brinquedos novos inventados por ele. Pois claro, não poderia pedir a ajuda da mãe, que a mente dela já não via as potencialidades escondidas por detrás dos objectos do quotidiano... Velha, pah!
Primeiro foram os guardanapos, que ele rebaptizou como “aquilo que é giro e se mexe e se desfaz nas minhas garras”. Era divertido, ele entrava no seu iglô (que sua excelência não usava como cama, mas sim como creche), sinal de que queria paródia, esperava pelos guardanapos a passar rente à entrada e... ZÁS! Era unhada sem dó nem piedade, no brinquedo, na mão que segurava o brinquedo, na creche... No fim, sobrava para a mamã limpar um monte de tiras de papel, outrora reconhecíveis, espalhados pelo quarto todo. Mamã suspirava... e limpava, pois claro, sob o olhar atento do gato em questão.

Autor: Leonor
No tapete da vóvó...
Depois veio a fase dos sacos de plástico. Sacos de compras era com ele. Eu tinha (e tenho) o hábito de dobrar os sacos em forma de triângulo, para melhor aprovisionamento. Sua excelência felídea rebaptizou-os de “coisa gira que desliza quando atiram e quando eu lhe meto a pata”. Era ele a olhar para mim a dobrar o saco, sempre à espera, em posição de perseguição... “Acaba lá de arranjar isso e atira-me, para eu brincar!” A brincadeira acabava quando o saco se abria. Acabava com aquele saco em questão, porque sua alteza ia logo buscar mais para desarrumar. Mãe suspirava...

Bem, depois houve uma fase relativamente normal. O Squish nunca perdeu o gosto pelos ratinhos minúsculos (cujo preço não se equiparam, de todo, ao tamanho dos ditos), cada vez que lhos comprava era uma loucura nesta casa. Como se diz, era o Texas...
O meu problema com os ratinhos era que, de tão pequenos que são, a brincadeira acabava cedo, porque estes enfiavam-se debaixo dos móveis a uma rapidez impressionante, capaz de pôr os cabelos em pé até do mais abastado pai “duas patas”... Sempre que eu descobria um ratinho debaixo de um móvel era uma loucura de novo, a euforia, a felicidade! Durava pouco tempo, para se perder de novo em algum recanto obscuro. Nem os brancos sobreviviam mais, porque se metiam em locais tão escuros e recônditos onde a cor não lhes valia de mesmo nada. Menos umas patacas no meu bolso, mais uma coisinha a acumular pó algures... Sim, adivinharam: mãe suspira!

Depois veio a puberdade. Com isso, claro que outros brinquedos se lhe foram afigurando como mais atractivos. O meu urso de peluche Alfredo foi rebaptizado de “coisinha algo peluda que eu gosto de acariciar e amassar... ronrom!” Eu, por teimosia, continuo a referir-me a ele como Alfredo, sem admitir a minha derrota... Acho que não preciso de ser muito gráfica para percebermos todos quais as brincadeiras que o gato gosta de fazer com o Alfredo (e ainda hoje, depois de ter sido castrado!)... Ehem. Adiante.

Autor: Leonor
Armado em gentleman, para vermos bem, sua excelência e o objecto do seu deleite... na casa da vóvó, pois claro!
Há relativamente pouco tempo, surgiu uma nova moda aqui em casa, da qual nem me dei conta de imediato. A criança (que já não o é muito, mas as mamãs acham sempre que sim) fascinou-se por uma coisa que nem eu, quando teria a idade dele, me lembraria do seu potencial “brinquedítico” – coisas elípticas!

Eu explico melhor: o Squish tem a paranóia (e acreditem que não uso a palavra sem parcimónia) por objectos que tenham forma de meia lua, fica doente se não lhe chega e toca, mia, range os dentes, empoleira-se, faz de tudo para ter o objecto dos seus desejos (menos arrancar olhos).

Dei-me conta disso uma bela tarde, tinha eu acabado de, orgulhosamente, adquirir umas palmilhas novas para as minhas botas, e preparava-me para as cortar, debaixo do olhar de lince do meu tigre tamanho doméstico. As palmilhas eram de gel e, como todas as que compro, o tamanho era demasiado para mim. Levantei a tesoura e pus-me a cortá-las, pelas indicações do fabricante, de modo a que me servissem. Nisto, vejo as pupilas do Squish a dilatarem até preencherem o olho todo, na mesma proporção em que as palmilhas decresciam de tamanho. Assim que um bocado saiu... ZÁS! Lá foi o bocado de meia lua para o chão, empurrado por uma pata, e foi o êxtase da criança por uma boa hora.

Esta sua fixação acabou por se alargar a tudo o que for elíptico. O Squish mia de encanto se eu abro uma tesoura, se corto o rebordo do queijo flamengo, se... bem, o que imaginarem com este formato, é a alegria do gato. A coisa chegou ao ponto de ele choramingar em cima da minha cama, em Faro, para eu lhe alcançar uma lua que tinha colado no tecto (daquelas que brilham no escuro... adivinhem o formato... eheheh)! A coisa só abrandou quando o peguei ao colo e o elevei até ao tecto, para ele a poder tocar e tentar tirar, o que, evidentemente, não conseguiu. Desta vez, mãe não suspirou, fartou-se foi de rir!
Hoje em dia, já não me pede para lhe dar a lua que tenho no tecto, mas ainda a olha com olhinhos de namoradeiro desesperado... Deve ter esperanças que a gravidade a faça cair um dia...

Pois é, como dizem os pais, o que será que ele vai inventar mais agora? Que ninguém lhe tire as meia-luas... A minha mãe ainda guarda as palmilhas que entretanto deixámos de usar, para deleite do peludinho, quando vai à casa da vóvó! Como podem comprovar pelas fotos...



- Inner_Silence (Leonor Calaça) [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 15:26

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» bixana ( Alexandra Soares) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 20:36
Adorei o relato!!!!!!!!!!! laugh.gif laugh.gif
Para a Ísis TUDO é brinquedo, principalmente as tampas das embalagens que eu lavo antes de deitar fora, e desaparecem TODAS. De vez em quando também reaparecem com as limpezas e aí... nova sessão de brincadeira até a tampa desaparecer outra vez!!!!!!!!!!!!! laugh.gif

» Gasparbia ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2004/07/02 17:44
Realmente os nossos peludinhos têm uma imaginação muito fértil no que toca a brinquedos! Sabem qual é o brinquedo favorito, o principal, aquele que põe as minhas meninas maluquinhas?!? É aquela coisa que não sei bem o nome mas que todas temos em casa: o "tapador" dos ralos das banheiras, aquela coisa preta de borracha que tem preso um fio de bolinhas pequeninas, estão a ver? tongue.gif O fio do meu está arrebentado e estava sempre lá num cantinho da banheira. Pois as marotas foram buscá-lo e não adianta tornar a pô-lo lá... elas voltam a roubá-lo! laugh.gif Adoram que eu abane o fiozinho dum lado para o outro e tentam agarra-lo com unhas e dentes. A melhor parte é protagonizada pela Bia: ela agarra com a boquinha a parte de borracha e vem ter connosco como que a pedir para brincarmos com ela. Parece mesmo que anda com uma chupeta na boca. wub.gif Melhor ainda é se atirarmos a "xuxa" para longe.... a Bia vai a correr apanhá-la e volta para nós tornarmos a atirar! laugh.gif Parece-me que vou ter que a levar a um psicólogo.... coitadinha, ela pensa que é um canito!! rolleyes.gif

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2004/07/01 00:00
quando a Xinha era pequenina eu compreilhe uns brinquedinhos , mas ao fim do 2º dia ela já não lhes ligava nenhuma. Mas encontrou o seu brinquedo predilecto. Uma mola de uma maquina qualquer que era suficientemente grande para ela não engolir. um dia enrolou-se-lhe uma bocado de linha e foi a loucura total. A mola só desapareceu na viagem para cá. Ou seja durou 2 anos de muitas brincadeiras. E o que era engraçado é que ela a escondia dentro de um armário e quando eu lhe dizia para ir buscar o brinquedo, ela ía para eu brincar com ela.

» a86 ( a a) » [ Europe/Lisbon ] 2004/05/14 15:18
que gato! e que sorte a dele! Felicidades!!

» Guida ( Guida) » [ Europe/Lisbon ] 2004/05/07 23:10
O teu miau parece ser muito divertido. Pena que não posso ver as fotos.
Faro é-me familiar smile.gif

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2004/03/08 15:11
smile.gif Tá muito giro. As minhas nunca se lembraram de luas (mas também acho que nunca viram nada com essa forma). Os ratinhos são a obssessão completa!

» Brum ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2004/03/04 14:35
Adorei o relato.
O meu tigrinho também adora os ratos pequeninos, mas têm que ser um malha de tricot, senão nada feito. Também ando sempre de rabo para o ar a tirá-los de debaixo dos movéis, fica doido de alegria do reencontro, para passados 1 minuto já lá estar enfiado outra vez.
Mais uma vez parabéns , adorava ter jeiro para escrever

» AngelaMonte ( Angela Monte) » [ Europe/Lisbon ] 2004/03/03 20:48
hehehe! :lol: o Squish é muito fofo e esperto! :lol: eu também tenho uma panterinha bem parecida com ele que adora caçar elásticos de cabelo! só que para o azar dela eu tenho meu cabelo curto! hehehe! mas sempre que uma amiga vem em casa e faz a besteira de tirar o elástico do cabelo a Oil ataca! hehehe! :lol:

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 21:56
Tese de mestrado: o felídeo e a cleptomania, analisado à luz das teorias da personalidade narrativa... lololol! Ana, essa dos relógios já me fez rir a bom rir! laugh.gif

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 21:47
Simples a Olvia é cleptomaniaca.... mas só rouba relógios. biggrin.gif um de Roma com um gato (claro) desapareceu por completo até hoje.... biggrin.gif. Os outros ou estão em gavetas ou no meu pulso ou na boca dela biggrin.gif
dá tese? olha é bem mais giro que humanos ai isso é.....

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 21:36
Bem... vocês põem-me cheia de vergonha... wink.gif Obrigada pelas palavras simpáticas! (E obrigada à Filipa, a minha revisora e "embelezadora" do texto... ehehe) Ana: tenho de saber dessa dos relógios! E acredita que bem preferia fazer teses sobre animais do que sobre duas patas... tongue.gif

» Caneco ( Antonio B.) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 16:47
Está muito giro! As coisas por que eles se entusiasmam...

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 16:26
muito interessante!!! Achei um espetactulo!!!laugh.gif Eles sempre têm algo q são apaixonados!! laugh.gif

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 15:41
EStá um espetaculo Leonor. REalmente tu que estás em psicologia bem podes fazer tese não sobre gente mas sobre estas comportamentos... Luas é demais.. .e eu a achar que tinha uma doida com obcessão por sombras e outra por relógios. Agora este passou-as. REalmente o texto está óptimo biggrin.gif

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/29 15:29
O texto devia chamar-se "Squish e a paixão pela Lua" :lol: Adorei, Leonor! Muito bem escrito! wink.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus