Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas » Histórias Felizes

Histórias de Sobrevivência (2): Augusta

A Augusta está cá quase há 2 anos. Vinha grávida, corizenta e com uma gengivite brutal que nos fez pensar logo em FIV.

Os exames confirmaram o FIV e foi operada mesmo grávida (quer ter os bebés, quer operar, era um risco, dado o estado dela, mas se os tivesse depois não os podia criar de tão mal que vinha, nem se esperava que ela aguentasse o parto. O Dr. Assis foi um amor e tratou dela gratuitamente nessa altura.

Ora, gata meiga, velha, com FIV, quem acham que a queria????? Eu, acertaram! Foi tratada da coriza, operada com mil mariquices, ligada a monitor cardíaco, etc., e veio para minha casa continuar o tratamento. Tinha a pele toda a cair às rodelas e ficava toda preta por baixo, duas feridas enormes e a gengivite. Esteve de colar isabelino para tratar as feridas, senão ia lá com a linguinha, e quando vimos que os antibióticos não funcionavam com gengivite combinámos logo tirar os dentes, Bom, aqui começou-me a doer no bolso mas pronto, era minha e tinha de aguentar.

Recuperou da pele e cresceu pêlo novo por todo o lado. Tem agora 3 novas feridinhas pequenas (vai ser o fraco dela) mas está linda, mesmo sem dentes. Recuperou de forma espectacular da operação aos dentes, durante 3 semanas esteve a antibiótico dado com muito amor porque lhe doía mas começou logo a comer ração... incluindo as tais bolas grandes de T/D, que por acaso até são para os dentes... Toma Select, que é um composto de minerais aminoácidos, etc., óptimo para animais fracos ou de idade. Adora dormir e brincar, e brinca como uma bebé. Acho que só agora ela está verdadeiramente a viver. Integrou-se lindamente com os meus, mais estalo menos estalo, e adoooora os bebés. Adoptou, tipo vóvó, os mais pequenos.

É feliz, e eu também, mas quando a apanhei ouvi muitas vezes “Que nojo de gata... Porque não abates?”. Mas eu e a Dra. Helena (da clínica do Dr. Assis) temos ideias diferentes e achámos que a íamos por bem. Não foi fácil mas ficou... Quanto vai viver não me interessa. É feliz e está tratadinha.

A gengivite dela era tão má que babava sangue, e nessa altura tive-a separada dos meus. Não lhe podia dar nada pela boca que ela gritava de dores. Agora, maravilha! Deixa tratar super bem.

Voltou a ter este ano uma pequena recaída da gengivite, facilmente resolvida pois deixa dar injecções, tudo. Está de novo com um pequeno problema de pele mas disso não morre. Este tipo de problema acontece bastante nos gatos com FIV. Foi das gatas mais maltratadas que vi. Terá uns 12 anos agora. Orelhas já com marcas de lutas e uma vida que foi difícil de certeza.

Será talvez feiosa pelo estado em que vinha mas tem um pelo lindo e é super meiga. Que interessa o resto?...

A primeira veterinária que a viu quis abater. Então peço a uma amiga para as ir buscar às 2 da manhã em resposta a um apelo e na manhã seguinte querem abater?... Ora nem pensar! Tivesse eu adivinhado e tinha trazido também a outra que foi apanhada na altura com ela. Não foi abatida mas morreu sem tratamento.

Nós as 3 lutamos pela Augusta: eu, a Dra. Helena e a própria Augusta, então assim chamada porque, por brincadeira, dizia que era mais velha que a Sé de Braga. (Não riam mas o nome completo dela é Bracara Augusta).

Valeu a pena esta luta. Aquela gatinha tem pago em amor e confiança total. Deve ter sofrido muito, mas entregou-se com amor e ajudou nos tratamentos. Continua a adorar gatos bebés e mais jovens e foi uma vóvó para a Marta.

Vale sempre a pena lutar. Nem sempre se vence, mas vale a pena lutar. E assim entrou a minha quarta gata com FIV cá em casa. O último check-up estava ok.





Autoria: Ana Ramos


- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 00:20

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2007/08/02 12:07
Sinto muito pela linda Augusta!

Mas foi feliz enquanto viveu ctg! smile.gif

Mais uma fofinha no ceu dos gatinhos...

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2007/07/24 00:06
A augusta ainda foi operada mais uma vez a uma ferida que não cicatrizava. REcuperou bem.

Falava pelos cotovelos e miava a pedir lata e ração mesmo com elas em frente (era o mimo tinha de ser eu a pôr) FEz isso até há 4 dias. Comeu lindamente até ha 4 dias.

Hoje depois de beber agua miou a chorar.

E foi o aviso que tinha de partir.. com 16 ou 17 anos pelo menos senão mais.

Sempre copm os seus amigos na cama com ela em particular e sempre a Marta e tb os J e J e a helena.

Tenho mais fotos dela na minah galeria.

Morreu careca como veio para cá mas agora por outras razões biggrin.gif

Foi feliz.

Fica em paz Augusta


» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2007/02/07 00:32
A Augusta ainda está viva e continua bem apesar de agora sim, se notar a idade. biggrin.gif Já foi operada a mais feridas que não cicatrizavame ficou optima.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/22 21:20
Acores podes ler também as das minhas manas Gweny e do Hilário e mandar tudo para essa fulana daí. É uma ajuda.

augusta.

» fabriro ( Fátima Rodrigues) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/22 20:45
De quem nasceu em Bracara e vive no Porto um forte apertão para ti velhota linda .-) Já printei a tua história de vida para enviar a uma determinada pessoa.

» Caneco ( Antonio B.) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/22 15:16
Muitos anos e bons Augusta!

» acores ( Ana Santos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/22 13:40
Olá Augusta. Tenho muita pena de não ter lido a história á uma semana atrás, podia ter evitado que uma prima tua, que comparada contigo era gata cheia de saude, fosse colocada a dormir...
Mas prometo que nunca mais permitirei que tal situação se repita...Espero que ainda vivas muitos anos, feliz com quem te ama.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/22 00:38
Pois os gatinhos do Porto não tiveram a mesma sorte. :-( nós tentamos todos juntos e houve muita ajuda. Mas uma vet "cARIDOSA" abateu-os por serem portadoras do virus do fiv
Nem estes exemplos ajudam.

A Augusta chora tal como a Maga ,a Mar, a Emma, a Igrain e o Hilário. E a Holly e a Helena com o seu felv.

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 18:58
Para a Bracara Augusta, de quem mora na Bracara Augusta wink.gif: és linda, e ainda bem que tiveste quem te tratasse e quisesse bem, porque és a prova viva de que o amor cura! "Nojo de gata"? O meu nojo para quem achou isso de ti, gatinha! Lamento que a tua amiguinha tenha falecido sem ter sido tratada... sad.gif Tudo de bom para ti e para a Ana Ramos. Saúde!

» noggy ( Sandra Nogueira) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 15:49
Aqui está a prova de que o amor, a dedicação e a persistência são a melhor receita wink.gif

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 12:28
Eu gosto do nome completo! És uma gatinha a admirar com força para lutar apesar de tudo o que passaste. Tudo de bom para ti!

» elsa_rod ( elsa rodrigues) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 08:40
Foste uma gatinha de sorte, Augusta, depois de tanto sofrimento!Que vivas muito e muito feliz!!!!

» terry ( Teresa Jacinto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 07:40
Está linda esta avózinha.... e nem precisou de liftings.... bastou amor, carinho e muita coragem e força de vontade. Uma festinha a esta sr.ª de nome tão distinto. wink.gifI

» sregina ( (susana)) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 03:11
mais uma lagrimita...que história tão bonita a vossa!

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 02:49
A Augusta terá 12 anos talvez mais agora.

» AngelaMonte ( Angela Monte) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/19 00:34
que história bonita! e ela é uma linda banguelinha! parabéns Ana Ramos!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus