Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação

Os Animais e o Chocolate

O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite, branco, meio amargo, com amêndoas ou avelãs, com ou sem recheio, etc. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos animais também, no entanto o chocolate não deve ser dado a estes últimos.

O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina, que encontrado no chocolate é venenoso para animais, nomeadamente cães, gatos, cavalos, papagaios e hamsters.

No caso dos animais domésticos, geralmente os cães são os mais afectados devido a gostarem muito desta guloseima, no entanto os gatos também podem ser afectados por ingestão de chocolate.

A Teobromina isolada apresenta-se na forma de um fino pó branco, inodoro e amargo. Encontrada no cacau e no chocolate, pode ser consumida pelos humanos em grande quantidade, não constituindo grande perigo para a saúde. Contudo pode ser letal para alguns animais, devido à sua menor velocidade de metabolização.

A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate de culinária e o chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama, enquanto que o chocolate de leite popular contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama. No outro extremo da escala encontra-se o chocolate branco que é menos tóxico.

A dose que poderá ser considerada tóxica para o animal dependerá do porte do animal (tamanho e peso), idade e do estado de saúde. Assim, por exemplo, um Pinscher pequeno, que pesa somente 2 a 4 quilos teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. No outro extremo, mesmo um cão com o tamanho de um Labrador poderia morrer se comer 200 gramas de chocolate de culinária.

Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?

Dependendo da quantidade comida, e do estado de saúde do animal, podem sugir sintomas, como convulsões, espasmos, demonstrar excitação e nervosismo, vómitos e diarreia, necessidade de beber muita água, em situações mais graves ataques cardíacos, hemorragias internas, os quais podem levar a morte.


Que fazer?

Se tiver alguma suspeita que seu animal comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte o seu médico veterinário imediatamente.
O tratamento médico deve fazer com que o animal vomite o chocolate dentro de duas horas depois de engolido. Mesmo sem mostrar nenhuns sinais é essencial que o animal esteja mantido sob a observação próxima pelo menos 24 horas, para verificação de algum sintoma anómalo.

A evolução dos sintomas depende da quantidade de teobromina ingerida. Um dos problemas com o envenenamento por chocolate é que os sinais demoram a surgir, frequentemente por mais de 12 horas, por outro a teobromina uma vez absorvida pode permanecer activa no corpo até 24 horas. A morte na sequência de ingestão de doses fatais, ocorre normalmente até 24 horas após.


Bibliografia:
http://www.hospvetprincipal.pt/chocolates.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chocolate
http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/qpn1/molweb/2003/Teobromina/teobromina-%20teo.htm




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2007/11/13 12:05

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Ana Melo ( Ana Melo) » [ Europe/Lisbon ] 2007/11/18 01:06
Mas há chocolates para caes que nao fazem mal e parece chocolate! eu vendo na loja e ja dei aos meus! ate a mim me apetece comer....

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2007/11/14 12:22
Temos uma gata fanatica por chocolate... temos q sempre fugir quando comemos... :-/
Nada de papeis a vista tbm... pq sao alvo de ataque!!

» Snnopa ( Ana Duarte) » [ Europe/Lisbon ] 2007/11/13 16:55
Eu já sabia do perigo que o chocolate causa aos patinhas, mas vale sempre a pena relembrar!

» DiDi ( Diana) » [ Europe/Lisbon ] 2007/11/13 12:16
Eu não tinha ideia que o chocolate era assim tão venenoso :-O. E a minha cadelinha que adora chocolate e as vezes dou-lhe! Sem querer andei a por em risco a vida dela... nunca mais lhe dou chocolate (é que a bicha é tarada por chocolate, sai da mim).
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus