Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Apelo na Internet Gerou Onda de Solidariedade para com Gatos e Cães

A União Zoófila (UZ) tem vivido dias loucos. Entre quinta-feira e sábado, na sequência de um apelo feito na Internet pelos seus voluntários e reforçado por reportagens da SIC e da TVI, uma onda de solidariedade abateu-se sobre o respectivo canil/gatil, no bairro lisboeta da Furnas, onde vivem cerca de 900 cães e 200 gatos.

O objectivo era angariar agasalhos, no Inverno, para os animais que vivem naquelas instalações e que de noite permanecem ao ar livre, sob temperaturas muito baixas. Mas a receptividade do pedido superou largamente as expectativas: durante três dias formaram-se filas de pessoas ao portão e os lugares de estacionamento na zona escassearam. Todos queriam contribuir com alguma coisa.

Quem ontem lá entrasse deparava-se, logo à esquerda, com um monte de grandes sacos do lixo com mantas, tapetes, cobertores, colchas, alcatifas, edredões. Ao longo do canil, vários estrados serviam de base a mais amontoados de sacos. E numa das arrecadações quase não havia espaço para entrar: estava cheia do chão ao tecto.

As ofertas não se resumiram aos agasalhos. Perante a adesão inicial e as dezenas de telefonemas que receberam, as responsáveis pela UZ alargaram o leque dos pedidos. E foi assim que começou a chegar outro tipo de material, desde ração a casotas, passando por produtos de limpeza, de farmácia (seringas, algodão, Betadine) e de construção civil (cimento, tintas).

Algumas empresas responderam ao apelo. A Brisa formou uma "corrente" de donativos e comprou 40 camas; o Corte Inglês fez o mesmo e ofereceu uma arca congeladora; o Jumbo trouxe ração e outros produtos alimentares; uma firma de construção civil deixou uma máquina de soldar, além de se voluntariar para ali efectuar obras de graça sempre que tal for necessário; uma fábrica de lanifícios da Covilhã levou uma camioneta carregada com cobertores. É impossível mencioná-las todas...

Telefonemas de todo o país.

As muitas pessoas que passaram pelo canil nestes dias - fosse para oferecer algo, para ajudar na azáfama (a presença de um grupo de escuteiros do Marquês de Pombal terá mesmo sido providencial nas arrumações) ou simplesmente para passear com a família - levaram a que um número anormal de cães e gatos fossem adoptados. Só no sábado saíram oito cães, um novo recorde. E, no total, desde quinta-feira foram 29 os animais que encontraram dono.

"Pessoas de todo o país telefonaram-nos a dizer que não tinham como enviar as coisas. Disse-lhes que havia animais em todo o país e canis perdidos e com imensas dificuldades. Se não conseguem fazer-nos chegar os donativos, que procurem nas suas zonas e nos arredores", afirmou Luísa Barroso, da direcção da UZ.

No que diz respeito a mantas e similares, a oferta superou largamente a procura. E será por isso que parte substancial do que a UZ recebeu será doada ao Cantinho dos Animais Abandonados, em Viseu, um canil/gatil particular onde vivem 400 animais e que, por falta de ajudas, está a passar por um período difícil. Os excedentes também poderão passar por outro Cantinho dos Animais, o de Beja.

Por RODRIGO CORDOEIRO
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2004 /jornal Publico

- catw (Carla Mar) [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 10:14

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Susy ( Susana Fonseca) » [ Europe/Lisbon ] 2004/02/02 18:33
Esta é de facto uma noticia fantástica ! Parabens a todos os envolvidos!

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/30 23:38
Como está ele? Queria ver...

Só falei com a Ana Vaz por telefone uma vez para lhe dar contactos deração este VErão e pareceu-me de facto impecavel. Ela é amiga da Luisa da UZ.

Para Viseu foi um camião grande de mantas e há pouco umas centenas de kilos de carne. Tadinhos e lá está tanto frio.

» Bambi ( Cristina Ventura) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/29 21:54
É com muito orgulho que sou uma assidua leitora da felinus e fico muito feliz por ter podido participar no envio deste mail e agradeço sobretudo a ajuda que vão prestar ao cantinho dos animais abandonados de Viseu que tem uma Presidente espectacular que conheço pessoalmente e que me ofereceu uma das grandes paixões da minha vida a minha cadela Lucky Chouriça. Continuem a apoiar os animais pois são os seres mais honestos e humildes que existem e sem eles não teriamos tata alegria. O meu bem haja. Obrigada também á Ana Ramos pelo Gedeão.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/29 01:21
E não só Beja há outros canis também em dificuldades grandes que vão rteceber algumas mantas até porque continuam a chegar. Sintra, Beja, Aroeira, Viseu (já seguiu camião) e outros vão recebe agasalhos. E os cãezinhos da UZ e gatinhos terão agasalhos por mais 2 anos pelo menos.

Agora está a chegar ração algo muito importante pois são 800 cães a comer tonelada e meia por semana e e 200 gatos...

foi bonito de ver e agora estamos a arrumar tudo, dividir, etc. Hj começou a tarefa. PÕr a uso guardar para ano que vem tudo vai ser usado...

Os animais todos agradecem.... muito.

» xamir ( Adélia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 16:17
Os vossos comentários até me fazem corar, mas acho que o mérito tem que ir para quem de direito, ou seja para as centenas/milhares de pessoas que divulgaram os apelos e contribuíram com o que puderam. Mas esta iniciativa sem dúvida serve de exemplo, porque nos mostra que muitas vezes a falta de ajuda se fica a dever à falta de informação. Temos que continuar a alertar e sensibilizar o pessoal. Um dia vamos poder olhar para trás e conseguir "ver" a diferença e será muito bom sentirmos que também ajudámos a que ela se fizesse, mesmo que mais devagar do que gostaríamos. Sinto-me feliz por ver tanta gente a trabalhar no mesmo sentido.

» Cheetah ( Rita Silva) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 15:18
Que boas notícias!!!! Só me apetece dizer: quem não chora, não mama! Canis e gatis deste Portugal sigam o exemplo! Parabéns a quem teve a brilhante ideia!

» artursurf ( Artur Monsanto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 13:58
Beleza!!!!!!!!!!!! smile.gif smile.gif smile.gif

» nany ( ana maria da costa esteves) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 12:49
Estou a chorar de alegria( e os colegas a olhar...)...bem Hajam a tantos anjos que andam nesta terra, disfarçados de humanos.

» monicalagoa ( Monica Lagoa) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 12:37
fiquei emocionada só de ler esta bela noticia!! ainda bem que o apelo teve esta receptividade por parte de empresas mas tb de particulares. Parabéns Adélia!

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 11:00
laugh.gif Q lindo isso td!!! Parabéns!! Espero q essas empresas n parem por ai em doações!!! Parabéns a tdos!!!!

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/28 10:36
E tudo porque uma mente brilhante, a Adélia Costa, se lembrou de fazer um apelo por mail... Parabéns Adélia, parabéns a todos quanto se voluntariam na UZ e obrigada a todos os que contribuíram. laugh.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus