Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatoterapia: o cuidado através dos gatos

Autor: M Dugan
Gatoterapia
Os gatos sempre foram animais enigmáticos. Ao longo dos tempos eles já foram adorados por alguns povos e odiados por outros. A grande diferença entre as pessoas que aprenderam a amar os gatos, está na percepção do real valor que estes animais possuem, com base na possibilidade de aprendizagem com os gatos, em que se fundamenta a Gatoterapia, que tornou os gatos uma ferramenta terapêutica importante para o controle físico, mental e emocional.

Todos os donos de gatos sabem os benefícios de ter um gato como animal de estimação. É relaxante, o stress do dia-a-dia desaparece, a pressão sanguínea desce e o coração abaixa o batimento. A Gatoterapia fornece este relaxamento e muito mais, para pessoas que são solitárias, fechadas, doentes ou com problemas.

As sessões de Gatoterapia são realizadas com gatos treinados para convivência com diferentes pessoas, e até mesmo por aquelas nunca vistas. O princípio da terapia é que as pessoas consigam ver nos gatos todas as virtudes que elas podem trazer à tona em si. Tudo é baseado no toque (como acariciar, agarrar, segurar) e na observação (modo de andar, correr, brincar, sua aparência física), para que se percebam factos antes desconhecidos. Assim quando a pessoa chega a casa faz o mesmo com o seu gato.

Uma visita de um gato de terapia e de seu proprietário é uma ruptura na rotina diária para as pessoas que vivem em casas de repouso, sempre um deleite bem-vindo.

E um gato fornece um tipo do amor e do conforto que vem somente dos animais de estimação.

Os proprietários de gatos da terapia dizem que os traços mais importantes para um gato de terapia incluem uma personalidade descontraída, constante, calma e uma tolerância para o incomum.

Um gato que reaja antes de pensar não é um gato bom para terapia. Os gatos de terapia devem tolerar visões e sons que são incomuns, tolerar diferentes toques, puxões, e todo o número de outras coisas que são fora do comum.

Um gato de terapia necessita também ter suas vacinas em dia e ser muito saudável, assim não é um perigo para as pessoas com sistema imunitário reduzido. Uma visita ao veterinário é uma boa ideia.

Esta terapia alternativa surge principalmente para tratar pessoas com problemas emocionais, da mesma forma que pessoas com problemas físicos se reabilitam com a equinoterapia.

A arte de se cuidar através dos gatos baseia-se em técnicas específicas que, quando bem trabalhadas, resultam na melhoria do corpo físico, emocional e mental das pessoas. É imprescindível, para obter bons resultados, que a pessoa primeiramente goste do gato, como animal.

É preciso haver uma empatia, ou melhor, uma simbiose entre gato e homem, a fim de que, juntos, consigam transpor as barreiras que a vida lhes oferece.

Nós, como proprietários de animais de estimação, sabemos que quanto maior o amor, maior a confiança que os nossos animais de estimação nos dão. Quando podemos compartilhar desse amor, e quando nós vemos o benefício para as pessoas desse amor, é um presente surpreendente.

Fontes:
http://www.casadogato.com.br/
http://www.catsplay.com/
http://www.petdreams.com.br/

- Rowan (Ísis Calió) [ Europe/Lisbon ] 2007/04/28 16:07

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2007/04/30 09:52
O meu centro de Gatoterapia é a GV .... tongue.gif (isto pk os meus gatos n gostam de colo, nem q os agarrem mad.gif )

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2007/04/28 17:56
Que os gatos são importantes e nos dão apoio é muito verdade! Mas também me acontece ter ataques de stress sobretudo qd os machões decidem marcar território. É uma faca de 2 gumes.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus