Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

Gatos e plantas

Apesar de a maioria de nós pensar nos gatos como animais carnívoros, de facto muitos deles apreciam vegetais e outro tipo de plantas. Um dos motivos que pode levar estes animais a comerem algumas plantas é que os pode ajudar a livrarem-se naturalmente das bolas de pêlo que se formam no seu estômago.
Muitos gatos adoram comer erva para ajudar à digestão e os gatos de interior podem mastigar algumas plantas que encontram no seu habitat.

A grande maioria dos gatos são extremamente cuidadosos com o que comem. O envenenamento através de plantas é, por isso, raro. Os gatos jovens, e especialmente os gatos que vivem no interior das casas, são os que maior risco comportam dado que podem mastigar as plantas de casa por curiosidade ou simplesmente por aborrecimento. Quando um gato vive confinado a um espaço reduzido ou vive inteiramente em casa, as plantas mais venenosas devem ser retiradas do ambiente caseiro. Os gatos que vivem com acesso ao mundo exterior têm normalmente outros interesses para além da vegetação desconhecida. Mas mesmo os gatos de rua podem ingerir acidentalmente pedaços de plantas ou sementes que tenham ficado entranhadas no seu pêlo.

Há muitas plantas que são venenosas para os gatos e que variam na sua toxicidade. Muitas são mais irritativas do que venenosas. E convém lembrar que os gatos ao ingerirem as plantas podem ser expostos a pesticidas químicos ou fertilizantes que tenham sido aplicados directamente nas mesmas ou no solo.



Sinais de envenenamento
Os sinais de envenenamento podem ser muito variados: desde o de se babarem, vómitos repetidos, diarreia, dor abdominal, colapso súbito, irritação excessiva (vermelhidão, inchaços, bolhas ou falhas de pêlo) na pele, na boca ou garganta.

Reacções visíveis no pêlo
É mais comum as plantas causarem irritação na pele nos gatos do que os envenenarem. O contacto com folhas, caules ou frutos de certas plantas pode causar irritações e hipersensibilidade à luz solar, resultando em escaldões. Nos gatos, estas plantas podem causar o aparecimento de bolhas ou comichão na zona da boca e gengivas. Problemas de olhos e espirros são também alguns dos sintomas que provêm do contacto com estas plantas menos amigas dos felinos.

O que fazer
Deverá contactar imediatamente o veterinário do seu animal se o gato apresentar sinais ou suspeitas de envenenamento. Se vir o seu gato a comer algo que suspeite ser venenoso não tente fazer com ele vomite. Leve o seu gato ao veterinário com uma amostra da planta, tome nota da hora em que ele ingeriu a planta e observe a existência de sintomas. Poderão passar vários dias após a ingestão e o aparecimento dos sintomas.




Prevenindo envenenamentos derivados de plantas
Poderá tomar precauções para que o seu gato não mastigue as plantas. Por exemplo borrifar as plantas com sumo de limão, vinagre ou pimenta cayenne. Também poderá plantar ervas para o seu gato num recipiente (catnip ou a chamada erva-dos-gatos). Se o seu gato tem o costume de escavar a terra dentro dos vasos opte por comprar tela plástica que evite o seu animal de chegar à terra ou então poderá apanhar pequenos seixos de modo a colocá-los por cima da terra e desse modo diminuir o interesse do seu gato na terra.

Na caixa abaixo encontra-se um álbum com os nomes e fotos de plantas tóxicas aos gatos assim como poderá ver quais as plantas não tóxicas e que poderá ter no seu apartamento.

Há que ter em consideração que, das plantas apresentadas como tóxicas, em algumas delas apenas uma parte da planta poderá ser perigosa, em algumas plantas será apenas as folhas, noutras as sementes, as raízes, os tubérculos, os frutos, os caules, etc.



Álbum de fotos de plantas tóxicas e não tóxicas : Gatos e Plantas


Bibliografia:
http://www.aspca.org/
http://www.practical-pet-care.com/
http://www.cat-world.com.au/cat-worldtoxic.htm
http://www.thegardenhelper.com/plants.html



- MMonte (Madalena Monte) [ Europe/Lisbon ] 2007/04/03 20:57

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Salvar Gatinhos ( Salvar Gatinhos) » [ Europe/Lisbon ] 2014/03/06 00:30
Alguém me pode dizer se as próteas são tóxicas para os gatos? É que eu não consegui aceder ao artigo...

» _Ka_ ( Cátia Araújo) » [ Europe/Lisbon ] 2007/04/17 12:44
A cebola e a batata tb são tóxicas!! :! :! As coisas que se aprendem...
Muito bom o artigo!!!
Vai-me dar um jeitão!
Obrigada

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2007/04/06 23:59
Parabéns !

» Becas ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2007/04/04 09:10
Um excelente trabalho smile.gif Realço a exaustiva pesquisa de imagens, constantes do album.
Encontra-se bastante completo, é caso para dizer muitas vezes as imagens valem mais que palavras.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus